A Doença Inflamatória Pélvica (Dipa) é uma infecção dos órgãos reprodutivos da mulher, geralmente causada por infecções sexualmente transmissíveis. Ela começa na vagina ou no colo do útero e pode se espalhar para o útero, trompas e ovários.
Os principais sintomas incluem corrimento com odor forte, dor na parte baixa da barriga, febre, dor na relação sexual e sangramento fora do período menstrual. O diagnóstico é feito com exame ginecológico e, em alguns casos, exames de imagem ou testes laboratoriais.
O tratamento é feito com antibióticos. Nos casos leves, por via oral; nos mais graves, direto na veia. Se não for tratada corretamente, a DIPA pode causar complicações como gravidez fora do útero, dor pélvica crônica, infertilidade, abscesso nos ovários e até infecção generalizada.
Mulheres sexualmente ativas com menos de 25 anos, com múltiplos parceiros, que não usam preservativo ou fazem duchas vaginais têm maior risco.
Ao perceber os sintomas, é fundamental procurar atendimento médico o quanto antes.
Fonte: Brasil 61
Um grave acidente de trânsito registrado no final da manhã deste sábado, 31, resultou na…
O presidente Luís Inácio Lula da Silva passou na manhã desta sexta-feira (30) por uma…
O Ministério da Saúde explicou nesta sexta-feira (30) que o vírus Nipah, que teve dois…
O tradicional cafezinho faz parte do dia a dia do povo brasileiro, mas o mercado…
A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) passa a disponibilizar o medicamento Emicizumabe para…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, importação, propaganda, transporte e…
This website uses cookies.