Categories: Últimas Notícias

Índice de Confiança da indústria recua 0,4 ponto em abril, para 98,0 pontos, afirma FGV


O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 0,4 ponto na passagem de março para abril, a 98,0 pontos, informou nesta segunda-feira, 28, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Na média móvel trimestral, o índice cedeu 0,2 ponto, atingindo 98,2 pontos.

O resultado, pontua o economista do Ibre/FGV Stéfano Pacini, confirma o cenário de cautela por parte dos empresários. “A queda em abril é fruto de aumento no nível dos estoques que, apesar da piora, ainda seguem em níveis normais. Em relação ao futuro, nota-se acomodação das expectativas após um período de pessimismo quanto o futuro dos negócios nos próximos seis meses”, escreveu em nota.

Ele destaca que houve piora significativa dos segmentos ligados à demanda externa, especialmente de bens intermediários. “O aumento da incerteza global, depois das medidas do governo americano, tende a impactar negativamente o sentimento dos empresários. Além disso, o ciclo de alta da taxa de juros, em conjunto com a expectativa geral de desaceleração da economia devem refletir em um cenário difícil para a indústria em 2025, sobretudo no segundo semestre”, alerta.

Conforme divulgou a FGV, o Índice de Situação Atual (ISA) contraiu 0,4 ponto, a 100,1 pontos. O Índice de Expectativas (IE) também recuou 0,4 ponto em abril, atingindo agora 96,0 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci), por sua vez, avançou 1,5 ponto porcentual nesta leitura, para 83%, maior nível desde setembro de 2024 (83,4%).



Por: Source link

Estadão

Recent Posts

Ação conjunta da CPE recaptura quatro foragidos em menos de 24 horas

Uma ação integrada das forças de segurança resultou na recaptura de quatro foragidos da Justiça…

38 minutos ago

Empresas de Caldas Novas e de Catalão recebem Selo Alimento Confiável

Na última sexta-feira, 12, duas empresas da regional Sul do Sebrae em Goiás encerraram o…

2 horas ago

Porto anuncia contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva

O Porto (Portugal) anunciou neste sábado (20) a contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva, que…

5 horas ago

CBF confirma datas de amistosos da seleção contra França e Croácia

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou as datas dos amistosos da seleção brasileira contra…

6 horas ago

11 livros para começar 2026 em equilíbrio

Começar um novo ano é sempre um convite para reorganizar prioridades e, muitas vezes, esse…

6 horas ago

Último campeão do futebol brasileiro sai na antevéspera de Ano Novo

A final da Copa do Brasil, no próximo domingo (21), não definirá o último campeão…

7 horas ago

This website uses cookies.