A Índia e a União Europeia (UE) reiteraram o objetivo de concluir, até o fim de 2025, as negociações sobre seu aguardado acordo de livre comércio (FTA, na sigla em inglês), em andamento há vários anos. O compromisso foi selado nesta sexta-feira, após reunião em Bruxelas entre o ministro do Comércio e Indústria da Índia, Piyush Goyal, e o comissário europeu para Comércio e Segurança Econômica, Maros Sefcovic.
Em comunicado conjunto, as partes reafirmaram a importância estratégica do acordo e destacaram benefícios esperados, como o aumento do acesso ao mercado para empresas de ambos os lados e o fortalecimento de cadeias de suprimentos mais seguras e diversificadas. Também foi enfatizada a necessidade de que o tratado promova a prosperidade mútua e o crescimento sustentável.
Segundo Goyal, o encontro foi “altamente produtivo” e contribuiu para “redirecionar estrategicamente” a parceria entre Índia e UE. Ele também afirmou que o FTA poderá impulsionar a inovação, a competitividade e os investimentos de longo prazo, além de facilitar a mobilidade entre os dois mercados.
“A reunião em Bruxelas sinaliza uma clara intenção de ambas as partes em resolver as questões pendentes e concluir o acordo”, afirma o comunicado, que destaca a liderança do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como fundamental para o avanço das negociações em curso.
Por: Source link
Ao derrotar Amanda Anisimova na final do US Open neste sábado em Nova York, a…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, 6, que o Brasil não…
Raul Gil continua internado no hospital Moriah, em São Paulo, mas "está melhorando a cada…
O policial penal Thiago Gomes Paré, de 32 anos, é a segunda vítima do acidente fatal…
O rapper Travis Scott retorna ao Brasil para se apresentar neste sábado, 6, no The…
O presidente Donald Trump reforçou neste sábado, 6, suas promessas de enviar tropas da Guarda…
This website uses cookies.