Índia e Paquistão trocam fogo de artilharia; EUA dizem que conflito ‘não é problema nosso’


Soldados indianos e paquistaneses entraram mais uma vez em conflito na fronteira da Caxemira nesta sexta-feira, 9. Ataques de artilharia, registrados desde a noite da quinta, mataram pelo menos seis civis. Nos Estados Unidos, o vice-presidente americano J.D. Vance disse que os EUA vai tentar acalmar o conflito, mas que não se trata de responsabilidade da Casa Branca.

Na Caxemira, região ocupada por Índia, Paquistão e China, moradores de cidades fronteiriças relataram que a intensidade dos tiros foi maior do que de costume. A região vive uma tensão histórica, que piorou após um ataque a turistas no território da Índia.

As autoridades militares da Índia afirmaram que as tropas paquistanesas bombardearam postos de controle militares. Soldados indianos teriam respondido ao fogo. O confronto se estendeu até o amanhecer.

O Paquistão informou que 4 pessoas morreram e 12 ficaram feridas. A Índia noticiou 2 mortes e 4 feridos. Drones e mísseis também foram lançados pelos dois exércitos nesta quinta. Milhares de civis precisaram abandonar suas casas desde o começo dos ataques esta semana.

A Índia bombardeou o território controlado pelo Paquistão no dia 7 com a alegação de ter como alvo grupos militantes responsáveis pelo ataque aos turistas. O episódio aumentou os riscos de conflito em grande escala entre dois países que possuem armas nucleares.

À medida que os temores aumentaram, a comunidade internacional demonstrou preocupação e pediu redução da tensão. O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, afirmou que o país não vai se envolver, mas que tentará “encorajar as pessoas a se acalmarem um pouco”. “Mas não vamos nos envolver no meio de uma guerra que, fundamentalmente, não é da nossa conta e não tem nada a ver com a capacidade dos EUA de controlar”, disse em entrevista à Fox News.

Apesar disso, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, conversou com líderes da Índia e do Paquistão e pediu redução dos conflitos. Os ministros de relações exteriores do Irã e da Arábia Saudita também viajaram para a região para conversar com as autoridades.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 14/12/2025

Neste domingo, o movimento dos astros influenciará cada nativo de forma particular, estimulando ajustes internos,…

5 minutos ago

Osasco e Praia perdem e decidem 3º lugar no Mundial de vôlei feminino

O favoritismo italiano superou o fator-casa brasileiro nas semifinais do Campeonato Mundial de Clubes de…

6 horas ago

Basquete: Minas segue invicto e Sesi Franca se reabilita na Champions

O primeiro dos três turnos da primeira fase da Champions League das Américas, a "Libertadores" do…

8 horas ago

Flamengo vence Pyramids e vai à decisão da Copa Intercontinental

O povo rubro-negro quer o mundo de novo e terá a chance de reconquistá-lo. Neste…

9 horas ago

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual: valorização e direitos em foco

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, celebrado em 13 de dezembro, é uma…

13 horas ago

This website uses cookies.