Índia e Paquistão confirmam cessar-fogo após mediação dos Estados Unidos


Por Redação O Estado de S. Paulo – 10/05/2025 09:47

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado ter conseguido um acordo de cessar-fogo entre Índia e Paquistão, que vêm escalando um conflito entre si nos últimos dias. O armistício foi confirmado logo em seguida pelos dois países, de acordo com a Associated Press.

Em uma publicação na rede social da qual é dono, Trump declarou ter havido uma “longa noite de conversas” mediada pelo seu governo.

“Depois de uma longa noite de conversas mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que Índia e Paquistão concordaram em um completo e imediato cessar-fogo. Parabéns aos dois países pelo bom senso e grande inteligência”, escreveu o americano.

O conflito entre Índia e Paquistão se intensificou neste sábado, 10, com os dois lados visando bases aéreas e se acusando mutuamente de atacar primeiro. O Paquistão disse que a índia lançou mísseis contra três bases aéreas no interior e, de imediato, a televisão estatal paquistanesa anunciou que a retaliação estava em andamento.

Foi o aumento mais grave das hostilidades até o momento, em um conflito desencadeado por um massacre a tiros no mês passado, pelo qual a Índia culpa o Paquistão. Após o bombardeio, ambos os lados afirmaram que não intensificarão as hostilidades caso o adversário cesse seus ataques.

O ministro das Relações Exteriores do Paquistão afirmou no sábado que seu país consideraria a redução da tensão se a Índia interrompesse novos ataques. No entanto, Ishaq Dar alertou que, se a Índia lançar novos ataques, “nossa resposta virá em seguida”.

As tensões entre os rivais nucleares aumentaram desde o ataque terrorista que deixou 26 mortos na parte da Caxemira controlada pela Índia, em 22 de abril. Nova Délhi acusa Islamabad de apoiar o ataque, acusação que o Paquistão nega.

Na quarta-feira, a Índia atacou vários locais no Paquistão e na Caxemira paquistanesa, que descreveu como relacionados a militantes. Os bombardeios deixaram 31 mortos.

Na quinta-feira, a Índia afirmou ter frustrado ataques com drones e mísseis do Paquistão contra alvos militares em mais de uma dúzia de cidades e vilarejos, incluindo a cidade de Jammu, na Caxemira controlada pela Índia. O Paquistão negou ter realizado ataques com drones.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

5 receitas de musse de liquidificador para fazer em poucos minutos

A musse de liquidificador é a sobremesa perfeita para quem procura um doce rápido e…

2 horas ago

Flamengo e Grêmio decidem terceira edição da Copinha Feminina

A terceira edição da Copinha Feminina terá o campeão definido neste sábado (20). A partir…

6 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 20/12/2025

Neste sábado, o movimento dos astros tenderá a influenciar as escolhas e atitudes dos nativos,…

12 horas ago

7 sobremesas geladas para o Natal

Sobremesas geladas são a escolha perfeita para o Natal. Isso porque elas trazem um equilíbrio…

18 horas ago

7 dicas para aproveitar as ceias de fim de ano sem culpa

As comidas são um dos principais atrativos das festas de fim de ano, marcadas por…

19 horas ago

Campinas enfrenta italiano Perugia na semi Mundial de Clubes de Vôieli

O Vôlei Renata, de Campinas (SP), será o representante brasileiro nas semifinais do Mundial de…

19 horas ago

This website uses cookies.