A imprensa internacional repercute amplamente a formação de maioria na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro pela trama golpista. O tema ganhou destaque nas páginas iniciais dos principais portais de notícias do planeta, que lembraram a pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, para reverter o julgamento com a imposição de tarifas ao Brasil.
“Ex-presidente do Brasil Bolsonaro é considerado culpado de conspiração para golpe”, ressalta a manchete da BBC, ao noticiar que o líder da direita pode enfrentar décadas de prisão após o julgamento. O The New York Times ressaltou que Bolsonaro é acusado de supervisionar uma “vasta conspiração” que incluiria planos de reverter o resultado das eleições de 2022 e de assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vencedor do pleito.
“Isso marca um momento crucial em um julgamento de meses que testou a maior democracia da América Latina, dominou as manchetes no país e no exterior e lançou dúvidas sobre o futuro jurídico e político da figura de direita mais poderosa do Brasil”, pontuou o NYT.
O The Washington Post também chamou atenção para o impacto do caso na “jovem democracia” brasileira e a deterioração das relações com os EUA. Para o diário, a decisão do STF pode marcar um “ponto de virada” para uma nação que já foi alvo de múltiplos golpes de estado ao longo da história.
O Post comentou ainda que o relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes, teve o visto revogado por meio da lei Magnitsky. No mês passado, o jornal americano entrevistou Moraes, que acusou as autoridades americanas de não entenderem o caso.
A Bloomberg reproduz uma foto de Bolsonaro na página inicial, com uma reportagem que enfatiza o fato de o político ser o primeiro ex-presidente do País condenado por tentativa de golpe.
Destaque na Europa
Na Europa, o assunto também domina o noticiário, ao lado do assassinato do influenciador conservador Charlie Kirk. A versão online do espanhol El Paísestampa na manchete principal: “Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe de Estado”. A publicação classifica o ex-presidente como uma figura “ultradireitista” que buscou não entregar o poder para o rival.
Na França, o Le Monde destaca que o julgamento está na raiz de uma “crise sem precedente” entre Brasil e EUA. O britânico The Telegraph cita o apelido de “Trump dos Trópicos” frequentemente associado a Bolsonaro e vê paralelos entre os eventos de 8 de janeiro de 2023 com a invasão da sede do legislativo americano em 6 de janeiro de 2021.
O Bild, da Alemanha, diz que o resultado é um “passo histórico”. Na Holanda, o Trouw traz a notícia também como maior destaque e ressalta que a decisão deve “enfurecer” o presidente dos EUA, Donald Trump.
A agência de notícias Reuters chama a condenação de um “golpe poderoso ao movimento de extrema-direita que ele Bolsonaro criou”. O veículo coloca o episódio em um contexto geral de julgamentos contra outras figuras conversadoras globalmente, como Marine Le Pen na França e Rodrigo Duterte nas Filipinas.
Por: Estadão Conteúdo
Um grupo de 65 empreendedoras de Niquelândia esteve em Goiânia no último sábado, 7, para…
Uma garota de 11 anos, identificada como Laira Yasmin Carvalho Pontes, está desaparecida em Goianésia…
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, a distribuição, a importação,…
Arthur realiza tratamento contra leucemia no Cora. Para a mãe, Jéssica Morais, unidade representa esperança…
O segundo dia do Carnaval de Goianésia foi de muita emoção e alegria, reunindo grande…
O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de Alberto Alves Botelho, ocorrido neste…
This website uses cookies.