Por Redação O Estado de S. Paulo – 09/08/2025 16:12
A jornalista e escritora Miriam Leitão tomou posse, na noite desta sexta-feira, 8, na cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo o cineasta Cacá Diegues, que morreu em fevereiro deste ano. E um dos detalhes que chamou a atenção na cerimônia foi a montagem feita por IA (inteligência artificial), na qual mostra o escritor Machado de Assis (1839 – 1908) dando as boas-vindas à jornalista.
A imagem apareceu no momento em que Antônio Carlos Secchin fez uma brincadeira. “Acertaram no Machado, já na Miriam…”, disse ele, arrancando risadas da plateia. Secchin ocupa a cadeira 19 da Academia. Machado de Assis foi um dos fundadores e presidiu a ABL por 10 anos.
Miriam Leitão é a 12ª mulher a integrar a academia. Ela foi eleita em 30 de abril com 20 votos entre 34 possíveis. O colar da academia foi entregue pela acadêmica Ana Maria Machado, e o diploma, por Ruy Castro.
A comissão de entrada foi formada por Rosiska Darcy de Oliveira, Fernanda Montenegro e Lilia Moritz Schwarcz; a de saída, por Carlos Nejar, Antonio Torres e Ailton Krenak.
Por:Estadão Conteúdo
Neste domingo, o movimento dos astros despertará emoções profundas e provocará reflexões em todos os…
Na esperança de que os líderes vacilem nas últimas rodadas, o Cruzeiro se mantém firme…
O Cruzeiro derrotou o Fortaleza por 1 a 0, na noite deste sábado (18) no…
O Remo alcançou sua quinta vitória consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro ao derrotar…
Com o título da edição 2025 da Copa Libertadores de futebol feminino neste sábado (18),…
Gilberto Gil recebeu Roberto Carlos no palco de seu show realizado neste sábado, 18, no…
This website uses cookies.