Por Redação O Estado de S. Paulo – 09/08/2025 16:12
A jornalista e escritora Miriam Leitão tomou posse, na noite desta sexta-feira, 8, na cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo o cineasta Cacá Diegues, que morreu em fevereiro deste ano. E um dos detalhes que chamou a atenção na cerimônia foi a montagem feita por IA (inteligência artificial), na qual mostra o escritor Machado de Assis (1839 – 1908) dando as boas-vindas à jornalista.
A imagem apareceu no momento em que Antônio Carlos Secchin fez uma brincadeira. “Acertaram no Machado, já na Miriam…”, disse ele, arrancando risadas da plateia. Secchin ocupa a cadeira 19 da Academia. Machado de Assis foi um dos fundadores e presidiu a ABL por 10 anos.
Miriam Leitão é a 12ª mulher a integrar a academia. Ela foi eleita em 30 de abril com 20 votos entre 34 possíveis. O colar da academia foi entregue pela acadêmica Ana Maria Machado, e o diploma, por Ruy Castro.
A comissão de entrada foi formada por Rosiska Darcy de Oliveira, Fernanda Montenegro e Lilia Moritz Schwarcz; a de saída, por Carlos Nejar, Antonio Torres e Ailton Krenak.
Por:Estadão Conteúdo
O São Paulo precisou recorrer a um pedido de empréstimo ao Banco Daycoval para aliviar…
O Atlético-MG abriu uma importante vantagem diante do Santos na luta por uma vaga na…
Frustrado e preocupado. Foi desta maneira que o técnico Dorival Júnior se sentiu, nesta segunda-feira,…
Na partida que encerrou a 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Juventude derrotou o Corinthians…
João Fonseca está fora do Cincinnati Open. O brasileiro, 52º do mundo, foi derrotado, nesta…
O Corinthians perdeu para o Juventude por 2 a 1 pela 19ª rodada do Campeonato…
This website uses cookies.