A agenda esvaziada de indicadores e eventos no Brasil, além de preocupações políticas dificulta uma alta firme do Ibovespa no início do pregão desta quinta-feira, 4. Além disso, o sinal é difuso e moderado nas bolsas do ocidente, principalmente por dúvidas sobre a política monetária dos Estados Unidos e tarifas.
Da mesma forma, as commodities operam em direções opostas: o petróleo cai perto de 1,30% e o minério de ferro fechou com alta de 1,67% em Dalian.
“O Ibovespa recebe sinais mistos das commodities, o que favorece a continuidade das oscilações marginais desta semana, período no qual o índice tem promovido pequenos ajustes após o recorde alcançado na sexta”, diz Silvio Campos Neto, economista sênior e sócio da Tendências Consultoria, em relatório. Na sexta-feira, o Índice Bovespa alcançou máxima histórica de fechamento, aos 141.422,26 pontos (alta de 0,26%).
Temas políticos também continuam no radar os investidores, à medida que as articulações pela anistia no Congresso ganha força diante da percepção de que o ex-presidente Jair Bolsonaro poderá ser condenado no Supremo Tribunal Federal (STF), que retoma o julgamento na próxima semana.
Nesta quinta-feira, saíram novos dados do mercado de trabalho privado nos EUA que reforçaram fraqueza, ajudando a ampliar a queda dos rendimentos dos Treasuries. O setor privado dos Estados Unidos criou 54 mil empregos em agosto, segundo pesquisa ADP. O resultado veio menor do que o esperado, que era geração de 85 mil postos de trabalho. Ao mesmo tempo, o dado de julho foi revisado para menos criação de vagas, o que pode reforçar as apostas de queda dos juros pelo Fed. Agora, cresce a expectativa pela divulgação do payroll norte-americano, amanhã.
“Os pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA vieram abaixo do esperado, o que é um ponto positivo, indicando resiliência do mercado de trabalho do país. Porém, a ADP deixou os mercados mais mornos. Amanhã o payroll vai fechar toda essa leitura do mercado de trabalho dos EUA”, diz Kevin Oliveira, sócio e advisor da Blue3.
No âmbito das tarifas, o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, levou a disputa sobre o tema à Suprema Corte do país ontem e pediu que os juízes decidam “rapidamente” se o republicano tem poder para impor penalidades comerciais abrangentes com base na lei federal.
Ontem, o principal indicador da B3 encerrou com queda de 0,34%, aos 139.863,63 pontos, em sintonia com o exterior e ainda diante de cautela no Brasil, devido ao julgamento dos acusados de tentar planejar um plano de golpe de Estado para impedir a posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2022.
Às 11h22 desta quinta, o Ibovespa subia 0,09%, aos 139.98,88 pontos, após alta de 0,34%, na máxima aos 140.341,63 pontos, e mínima de abertura em 139,12 pontos (-0,02%). Vale cedia 0,02%, mas Petrobras tinha elevação de 0,06% (PN) e 0,36% (ON).
A Petrobras confirmou a captação de US$ 2 bilhões com a emissão de títulos globais por sua subsidiária integral Petrobras Global Finance. De acordo com a companhia, para os bonds com vencimento em 10 de setembro de 2030, a taxa de retorno ao investidor é de 5,350% ao ano. Já para os bonds com vencimento em 10 de janeiro de 2036, a remuneração é de 6,550% ao ano.
Por: Estadão Conteúdo
O rapper Travis Scott retorna ao Brasil para se apresentar neste sábado, 6, no The…
O presidente Donald Trump reforçou neste sábado, 6, suas promessas de enviar tropas da Guarda…
O Bahia confirmou seu favoritismo e voltou a superar o Confiança, neste sábado, garantindo assim…
Em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e…
Howie D, integrante do grupo Backstreet Boys, que faz um show no Brasil na próxima…
Lauryn Hill sobe ao palco The One do festival The Town neste sábado, 6, no…
This website uses cookies.