IBGE inicia pesquisa em mais de 30 mil lares de 133 municípios do RS sobre as enchentes de 2024


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início nesta segunda-feira, 15, à coleta da Pesquisa Especial sobre as Enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul (PEERS). O levantamento experimental tem como objetivo apurar “como as pessoas foram afetadas no momento das enchentes no Estado e, um ano depois, como está a vida delas”.

A coleta abrange mais de 30 mil domicílios em 133 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelos alagamentos.

A amostra selecionou lares com número telefônico cadastrado no Censo Demográfico de 2022. O instituto prevê divulgar os resultados no primeiro semestre de 2026.

Segundo o IBGE, a pesquisa será realizada exclusivamente pelo telefone (21) 2142-0123, até o dia 19 de dezembro.

“Os domicílios receberam uma carta sobre a participação na pesquisa, com um pedido para que os informantes salvem o número do IBGE na agenda de contatos e atendam a ligação. As informações serão coletadas diretamente em chamada telefônica para o celular dos informantes e têm sigilo garantido por lei”, explica o IBGE. “Cem agentes de coleta do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador (CETAC) do IBGE realizarão as entrevistas por meio do número telefônico (21) 2142-0123. O informante pode confirmar a identidade do agente ligando para o número 0800 721 8181 ou pelo e-mail peers@ibge.gov.br. Por esses dois canais, os respondentes selecionados ainda podem agendar dia e horário para a entrevista. Basta informar nome e endereço de recebimento da carta da pesquisa.”

Para estar apto a responder à pesquisa, o informante precisa ter ao menos 14 anos de idade e deve ter estado presente em algum momento no domicílio no período das enchentes, entre abril e maio de 2024.

“Os objetivos da PEERS são avançar na compreensão dos danos sofridos no momento das enchentes, das características socioeconômicas na época das enchentes e do grau de gravidade vivenciado, além de possibilitar conhecimento do tipo de suporte demandado e recebido. Também fazem parte dos objetivos conhecer as condições de vida da população residente em municípios atingidos em 2024 e como está a situação um ano após as enchentes”, enumerou o IBGE.

O questionário inclui os temas: Impactos das enchentes nos domicílios – inundação e acesso, danos físicos, interrupção de fornecimento de água, luz e internet, danos a veículos e/ou perdas de bens de alto valor (móvel, eletrodoméstico, equipamentos de trabalho, aparelhos eletrônicos); Impactos das enchentes nos entornos, bairros e ruas próximas dos domicílios – domicílios danificados, ruas alagadas, rodovias destruídas ou interditadas, pontes quebradas, condições das ruas (lixo, iluminação, segurança), e transporte público; Ocorrências domiciliares e impactos das enchentes na vida dos moradores – resgate (meio de transporte utilizado, responsáveis pelo resgate), ajuda emergencial (primeiros socorros, alimentos ou água), atendimento médico e internação hospitalar/Unidade de saúde, evacuação, danos/perdas de documentos, deslocamento (trabalho/escola/creche ou serviços de saúde), vida social e/ou convívio com a família ou amigos, e saúde física ou mental.

Também serão investigados: Perfil da população atingida – data de nascimento/idade e nível de escolaridade em abril de 2024, cor ou raça, nível de escolaridade, informações de moradia atual e motivo de mudança, rendimento domiciliar em abril de 2024; Educação e trabalho antes e depois das enchentes; Avaliação da qualidade de vida hoje (se piorou ou melhorou após as enchentes), acesso a serviço de saúde, internet, fornecimento de água, energia elétrica, iluminação, coleta de lixo, limpeza de rua, escoamento de água, esgotamento sanitário e transporte coletivo; Auxílio financeiro público relacionado às enchentes; e Prevenção e recuperação (conhecimento de medidas adotadas e opinião sobre trabalho de recuperação).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Autódromo de Goiânia passa por ajustes finais para receber MotoGP – Portal Goiás

Única sede na América Latina no campeonato Mundial de MotoGP em 2026, Goiânia finaliza a…

24 minutos ago

Ouro Verde formaliza pedido de encerramento definitivo do lixão de Padre Bernardo

A empresa Ouro Verde, responsável pelo lixão de Padre Bernardo, onde houve um desmoronamento de…

33 minutos ago

SUS ganha neste mês teleatendimento para mulheres expostas à violência

Mulheres expostas à violência ou em vulnerabilidade psicossocial que vivem no Recife e no Rio de…

1 hora ago

Turnê “Raízes e Canções”, de TomChris, celebra identidade goiana

A turnê Raízes e Canções, do cantor e intérprete goiano TomChris, chega à cidade de…

2 horas ago

Saúde participa do Goiás Social Mulher com atendimentos e serviços

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participa de forma ativa do Goiás…

3 horas ago

Vereador Marcos Pernambuco pede revitalização da quadra de esportes ao lado do Corpo de Bombeiros

A recuperação da quadra de esportes localizada na Avenida Walter Augusto Fernandes, ao lado do…

3 horas ago

This website uses cookies.