Hugo Motta encaminha ordem de perda de mandato de Carla Zambelli à CCJ da Câmara


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira, 11, a ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) para cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar foi condenada a dez anos de prisão pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Esse procedimento dá início à tramitação do julgamento da perda de mandato, que será definido pelos deputados – essa discussão foi alvo de controvérsia entre parlamentares nesta semana.

Na terça-feira, 10, Motta disse que a Câmara vai cumprir a decisão da Corte e decretar a perda do mandato de Zambelli. Algumas horas depois, ele recuou e disse que a “palavra final” sobre o mandato será “do plenário”.

Zambelli está foragida no exterior e é alvo de uma mandado de prisão definitiva de autoria do ministro Alexandre de Moraes.

Na CCJ, a deputada poderá apresentar a sua defesa em um prazo de até cinco sessões. Em seguida, a comissão tem o mesmo prazo para emitir um parecer favorável ou contrário à perda do mandato da deputada.

Após votação, a decisão passa por análise do plenário da Câmara. É necessária a maioria absoluta dos deputados – isto é, 257 votos.

Ainda nesta quinta-feira, Motta comunicou ao STF que bloqueou o repasse de verbas ao gabinete de Zambelli.

Na mesma decisão que mandou prender a deputada, Moraes determinou a suspensão dos “vencimentos e quaisquer outras verbas” destinadas ao gabinete de Zambelli.

Como mostrou o Estadão, a Câmara foi lenta em determinar a perda do mandato de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), preso preventivamente sob a acusação de ser o mandante do assassinato da ex-vereadora do Rio Marielle Franco.

Brazão perdeu o mandato apenas um ano e um mês depois de ser preso, sem decisão do plenário da Câmara. A Mesa Diretora da Casa determinou a perda em razão de falta do parlamentar em sessão plenária.

Completado o primeiro ano preso, mostrou o Estadão, o gabinete de Brazão já tinha custado R$ 1,8 milhão aos cofres públicos.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Alan Franco celebra com a família a renovação com o São Paulo até 2028: ‘Clube que eu amo’

O São Paulo oficializou nesta segunda-feira a renovação de contrato com o zagueiro Alan Franco…

35 minutos ago

Torcedor do Corinthians é condenado à prisão por atirar cabeça de porco no campo durante dérbi

Osni Fernando do Santos, de 36 anos, torcedor do Corinthians que atirou uma cabeça de…

51 minutos ago

Virgem no amor: descubra a compatibilidade com os 12 signos

Quando o assunto é amor, Virgem se mostra reservado, prático e leal. Os virginianos prezam…

1 hora ago

Fãs de Marisa Monte enfrentam fila virtual na pré-venda de ingressos para nova turnê

Os fãs de Marisa Monte estão tendo dificuldades para adquirir ingressos na pré-venda para a…

1 hora ago

João Fonseca vai formar dupla com Del Potro contra Roddick em exibição pré-US Open

Sem disputar torneios nesta semana, João Fonseca vai complementar sua preparação para o US Open…

1 hora ago

This website uses cookies.