GOIAS

Hospital Estadual de Jataí lança projeto HEJ sem Fronteiras

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) lançou o projeto HEJ sem Fronteiras – um Hospital na Comunidade, que tem como objetivo promover a educação em saúde para crianças, adolescentes e suas famílias. As atividades educativas, que incluem palestras e dinâmicas interativas, buscam esclarecer o funcionamento do hospital e conscientizar sobre o uso adequado dos serviços de saúde.

Apesar do atendimento qualificado oferecido pela unidade do Governo de Goiás, existe uma lacuna na percepção da população sobre os serviços. Muitas pessoas utilizam a emergência para questões que podem ser resolvidas em outros níveis de atendimento, sobrecarregando o sistema. O projeto visa abordar essa questão, utilizando a influência das crianças na disseminação do conhecimento sobre saúde.

A comunicação em saúde é vital para melhorar a experiência do paciente e fortalecer a relação entre o hospital e a comunidade. O HEJ sem Fronteiras se propõe a levar informações acessíveis e didáticas, promovendo um entendimento mais claro sobre o funcionamento do hospital e incentivando o uso responsável dos serviços.

“O projeto HEJ sem Fronteiras representa uma oportunidade única para estreitar os laços entre o hospital e a comunidade. Esperamos que, por meio da educação em saúde, possamos não apenas informar, mas também transformar a forma como a população vê e utiliza os serviços de saúde”, afirma o diretor-geral do HEJ, Juliano Rocha. Ele complementa que “este é um passo importante para promover um atendimento mais humanizado e eficiente”.

Objetivo geral
O projeto tem como objetivo geral aproximar a comunidade do hospital por meio da educação em saúde. Especificamente, busca ensinar sobre o papel do hospital e dos profissionais de saúde, orientar sobre o uso consciente da emergência, apresentar noções básicas de primeiros socorros e estimular a valorização do hospital público.

As atividades serão realizadas por profissionais do HEJ em escolas e instituições comunitárias, com explicações sobre o funcionamento do hospital, simulações práticas de primeiros socorros e conversas sobre quando procurar a emergência.

A primeira ação será realizada no dia 19 de março de 2025, em duas escolas estaduais em Jataí: o Colégio Estadual Washington Barros França e o Colégio Estadual José Manoel Vilela. As dinâmicas interativas promoverão um espaço para perguntas e relatos, facilitando a participação da comunidade.

Por Jackeline Arandas/Fundahc-UFG

 

Dener Rafael

Recent Posts

Terceiro dia de Carnaval em Goianésia reúne milhares de foliões com mistura de ritmos e muita animação

O domingo de Carnaval em Goianésia foi marcado por muita alegria, alto astral e mistura…

11 minutos ago

Ipasgo Saúde lança nova função que facilita o agendamento de consultas – Portal Goiás

Ferramenta “Agenda na Rede Credenciada” permite agendar consultas à distância e atendimentos presenciais (Fotos: Ipasgo)…

5 horas ago

MEC revoga edital para criação de cursos particulares de medicina

O Ministério da Educação (MEC) revogou o edital para a criação de novos cursos de…

5 horas ago

Deputado José Nelto anuncia R$ 1 milhão para a Saúde de Goianésia e novo caminhão-pipa

A abertura oficial do Carnaval de Goianésia, realizada nesta sexta-feira, 13, foi marcada por um…

7 horas ago

Segunda parcela do IPVA 2026 em Goiás vence nesta quinta-feira

A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 em Goiás…

8 horas ago

Força Tática recupera veículo com registro de furto/roubo em Goianésia

Um veículo de passeio com registro de furto/roubo foi recuperado pela Força Tática (CB Vieira,…

8 horas ago

This website uses cookies.