Arte: Fundahc-UFG
O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) lançou o projeto HEJ sem Fronteiras – um Hospital na Comunidade, que tem como objetivo promover a educação em saúde para crianças, adolescentes e suas famílias. As atividades educativas, que incluem palestras e dinâmicas interativas, buscam esclarecer o funcionamento do hospital e conscientizar sobre o uso adequado dos serviços de saúde.
Apesar do atendimento qualificado oferecido pela unidade do Governo de Goiás, existe uma lacuna na percepção da população sobre os serviços. Muitas pessoas utilizam a emergência para questões que podem ser resolvidas em outros níveis de atendimento, sobrecarregando o sistema. O projeto visa abordar essa questão, utilizando a influência das crianças na disseminação do conhecimento sobre saúde.
A comunicação em saúde é vital para melhorar a experiência do paciente e fortalecer a relação entre o hospital e a comunidade. O HEJ sem Fronteiras se propõe a levar informações acessíveis e didáticas, promovendo um entendimento mais claro sobre o funcionamento do hospital e incentivando o uso responsável dos serviços.
“O projeto HEJ sem Fronteiras representa uma oportunidade única para estreitar os laços entre o hospital e a comunidade. Esperamos que, por meio da educação em saúde, possamos não apenas informar, mas também transformar a forma como a população vê e utiliza os serviços de saúde”, afirma o diretor-geral do HEJ, Juliano Rocha. Ele complementa que “este é um passo importante para promover um atendimento mais humanizado e eficiente”.
Objetivo geral
O projeto tem como objetivo geral aproximar a comunidade do hospital por meio da educação em saúde. Especificamente, busca ensinar sobre o papel do hospital e dos profissionais de saúde, orientar sobre o uso consciente da emergência, apresentar noções básicas de primeiros socorros e estimular a valorização do hospital público.
As atividades serão realizadas por profissionais do HEJ em escolas e instituições comunitárias, com explicações sobre o funcionamento do hospital, simulações práticas de primeiros socorros e conversas sobre quando procurar a emergência.
A primeira ação será realizada no dia 19 de março de 2025, em duas escolas estaduais em Jataí: o Colégio Estadual Washington Barros França e o Colégio Estadual José Manoel Vilela. As dinâmicas interativas promoverão um espaço para perguntas e relatos, facilitando a participação da comunidade.
Por Jackeline Arandas/Fundahc-UFG
A vitória de 1 a 0 sobre o Botafogo, conquistada na noite deste domingo, no…
O Palmeiras superou o Botafogo por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, pela 20ª…
O primeiro show de Gilberto Gil após a morte de sua filha, Preta Gil, teve…
Reportagem publicada pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 17, mostrou que uma investigação do…
Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, exibida neste domingo, 17, o youtuber Felca falou…
O Flamengo ampliou a sua vantagem na 'trilogia' contra o Internacional, seu adversário em três…
This website uses cookies.