GOIAS

Hospital Estadual de Jataí lança projeto HEJ sem Fronteiras

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) lançou o projeto HEJ sem Fronteiras – um Hospital na Comunidade, que tem como objetivo promover a educação em saúde para crianças, adolescentes e suas famílias. As atividades educativas, que incluem palestras e dinâmicas interativas, buscam esclarecer o funcionamento do hospital e conscientizar sobre o uso adequado dos serviços de saúde.

Apesar do atendimento qualificado oferecido pela unidade do Governo de Goiás, existe uma lacuna na percepção da população sobre os serviços. Muitas pessoas utilizam a emergência para questões que podem ser resolvidas em outros níveis de atendimento, sobrecarregando o sistema. O projeto visa abordar essa questão, utilizando a influência das crianças na disseminação do conhecimento sobre saúde.

A comunicação em saúde é vital para melhorar a experiência do paciente e fortalecer a relação entre o hospital e a comunidade. O HEJ sem Fronteiras se propõe a levar informações acessíveis e didáticas, promovendo um entendimento mais claro sobre o funcionamento do hospital e incentivando o uso responsável dos serviços.

“O projeto HEJ sem Fronteiras representa uma oportunidade única para estreitar os laços entre o hospital e a comunidade. Esperamos que, por meio da educação em saúde, possamos não apenas informar, mas também transformar a forma como a população vê e utiliza os serviços de saúde”, afirma o diretor-geral do HEJ, Juliano Rocha. Ele complementa que “este é um passo importante para promover um atendimento mais humanizado e eficiente”.

Objetivo geral
O projeto tem como objetivo geral aproximar a comunidade do hospital por meio da educação em saúde. Especificamente, busca ensinar sobre o papel do hospital e dos profissionais de saúde, orientar sobre o uso consciente da emergência, apresentar noções básicas de primeiros socorros e estimular a valorização do hospital público.

As atividades serão realizadas por profissionais do HEJ em escolas e instituições comunitárias, com explicações sobre o funcionamento do hospital, simulações práticas de primeiros socorros e conversas sobre quando procurar a emergência.

A primeira ação será realizada no dia 19 de março de 2025, em duas escolas estaduais em Jataí: o Colégio Estadual Washington Barros França e o Colégio Estadual José Manoel Vilela. As dinâmicas interativas promoverão um espaço para perguntas e relatos, facilitando a participação da comunidade.

Por Jackeline Arandas/Fundahc-UFG

 

Dener Rafael

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 02/01/2026

Nesta sexta-feira, o movimento dos astros criará um cenário mais sensível e instável, no qual…

3 horas ago

8 mitos e verdades sobre o uso do protetor solar

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, representando cerca…

10 horas ago

Mulher grávida é presa por tráfico de drogas no Setor Universitário

Uma mulher grávida foi presa suspeita de tráfico de drogas e associação para o tráfico…

10 horas ago

Uva-passa: veja os benefícios surpreendentes para a saúde

Nas celebrações de Ano-Novo, as mesas se enchem de iguarias e símbolos tradicionais que se…

11 horas ago

Ritual poderoso para atrair o amor em 2026

O ano de 2026 chega marcado por uma vibração que favorece relações mais maduras, conscientes…

12 horas ago

Afta: veja como aliviar o desconforto e acelerar a recuperação

A saúde bucal vai muito além dos cuidados com dentes e gengivas, incluindo também a…

13 horas ago

This website uses cookies.