GOIAS

Hospital Estadual de Jataí lança projeto HEJ sem Fronteiras

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) lançou o projeto HEJ sem Fronteiras – um Hospital na Comunidade, que tem como objetivo promover a educação em saúde para crianças, adolescentes e suas famílias. As atividades educativas, que incluem palestras e dinâmicas interativas, buscam esclarecer o funcionamento do hospital e conscientizar sobre o uso adequado dos serviços de saúde.

Apesar do atendimento qualificado oferecido pela unidade do Governo de Goiás, existe uma lacuna na percepção da população sobre os serviços. Muitas pessoas utilizam a emergência para questões que podem ser resolvidas em outros níveis de atendimento, sobrecarregando o sistema. O projeto visa abordar essa questão, utilizando a influência das crianças na disseminação do conhecimento sobre saúde.

A comunicação em saúde é vital para melhorar a experiência do paciente e fortalecer a relação entre o hospital e a comunidade. O HEJ sem Fronteiras se propõe a levar informações acessíveis e didáticas, promovendo um entendimento mais claro sobre o funcionamento do hospital e incentivando o uso responsável dos serviços.

“O projeto HEJ sem Fronteiras representa uma oportunidade única para estreitar os laços entre o hospital e a comunidade. Esperamos que, por meio da educação em saúde, possamos não apenas informar, mas também transformar a forma como a população vê e utiliza os serviços de saúde”, afirma o diretor-geral do HEJ, Juliano Rocha. Ele complementa que “este é um passo importante para promover um atendimento mais humanizado e eficiente”.

Objetivo geral
O projeto tem como objetivo geral aproximar a comunidade do hospital por meio da educação em saúde. Especificamente, busca ensinar sobre o papel do hospital e dos profissionais de saúde, orientar sobre o uso consciente da emergência, apresentar noções básicas de primeiros socorros e estimular a valorização do hospital público.

As atividades serão realizadas por profissionais do HEJ em escolas e instituições comunitárias, com explicações sobre o funcionamento do hospital, simulações práticas de primeiros socorros e conversas sobre quando procurar a emergência.

A primeira ação será realizada no dia 19 de março de 2025, em duas escolas estaduais em Jataí: o Colégio Estadual Washington Barros França e o Colégio Estadual José Manoel Vilela. As dinâmicas interativas promoverão um espaço para perguntas e relatos, facilitando a participação da comunidade.

Por Jackeline Arandas/Fundahc-UFG

 

Dener Rafael

Recent Posts

Casa onde Hungria fez show é interditada; rapper está internado com suspeita de intoxicação

O Boteco da Villa, local onde o rapper Hungria se apresentou no último domingo, 28,…

11 minutos ago

Filho de Zidane segue tendência de repatriação e vai defender Argélia em Eliminatórias da Copa

O goleiro Luca Zidane, filho da lenda francesa Zinédine Zidane, foi chamado pela primeira vez…

14 minutos ago

São Paulo joga bem com um a menos, vence o Fortaleza e respira antes de encarar o Palmeiras

O São Paulo colocou fim ao seu pior momento na temporada, ao vencer o Fortaleza…

24 minutos ago

Moraes solicita à PGR manifestação sobre pedido de prisão de Eduardo Bolsonaro

O ministro e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitou que a…

26 minutos ago

Vitória se reabilita em estreia de Jair Ventura no Barradão, bate Ceará e se aproxima do Santos

Depois de três derrotas seguidas, o Vitória se reencontrou com o resultado positivo e ganhou…

36 minutos ago

Celso Sabino diz que União não vai separá-lo do povo e declara apoio a Lula

O ministro do Turismo, Celso Sabino, no que deve ser o último ato à frente…

37 minutos ago

This website uses cookies.