hospital de São Bernardo abre protocolo de morte cerebral de paciente


O Hospital de Clínicas Municipal de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, abriu o protocolo de morte encefálica de Bruna Araújo de Souza, internada na unidade com sintomas de intoxicação por metanol. A prefeitura informou que a família da vítima foi avisada sobre o procedimento.

Segundo informações do portal g1, Bruna está internada desde 29 de setembro, após ingerir um copo de vodca misturada com suco de pêssego. De acordo com a Secretaria de Saúde, o quadro se agravou nesta sexta-feira, 3, e o estado de saúde dela é considerado gravíssimo.

O protocolo de confirmação de morte encefálica consiste na realização de testes para avaliar a resposta do cérebro e de partes do organismo a diferentes estímulos. O procedimento é feito em várias etapas e por mais de um profissional.

A morte encefálica, que inclui a perda das funções do córtex e do tronco cerebral, é considerada irreversível e atesta o óbito do paciente.

Embora ainda haja batimentos cardíacos, a respiração não acontecerá sem ajuda de aparelhos e o coração não baterá por mais de algumas poucas horas. Por isso, a morte encefálica caracteriza a morte de um indivíduo.

Casos na cidade

São Bernardo já soma 30 casos de intoxicação por metanol, com uma confirmação. Até esta sexta-feira, a Secretaria de Saúde havia registrado quatro mortes em investigação.

No Brasil, foram registradas 113 ocorrências, entre confirmadas e em apuração, em seis Estados, com a maior concentração em São Paulo. No território paulista, há 102 notificações, sendo 11 confirmações e 91 pacientes em análise. O Estado contabiliza oito óbitos, dos quais um foi confirmado.

As intoxicações têm ocorrido após o consumo de bebidas destiladas, como vodca, uísque e gim, adulteradas. A Polícia Civil de São Paulo investiga se as contaminações estão relacionadas ao uso de metanol no processo de limpeza de garrafas adulteradas.

Em São Bernardo, quatro estabelecimentos comerciais e lotes de bebidas foram interditados em uma ação conjunta da Vigilância Sanitária Municipal com técnicos da Vigilância Sanitária Estadual.

“A Polícia Civil também apreendeu algumas garrafas desses estabelecimentos, e a Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) está à frente da investigação criminal”, informou a prefeitura em nota.

A administração acrescentou que, ao longo deste ano, dez estabelecimentos foram interditados e 30 pessoas presas sob suspeita de adulterar bebidas. Nesta semana, foram apreendidas 4.500 garrafas.

O Ministério Público Federal (MPF) também instaurou uma investigação para apurar os casos de possível adulteração de bebidas alcoólicas e abriu um procedimento administrativo para monitorar as ocorrências de intoxicação por metanol em todo o País.

Antídoto

O Ministério da Saúde informou que adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, antídoto para a intoxicação por metanol, e que está comprando 150 mil ampolas para garantir o estoque do Sistema Único de Saúde (SUS). Este número pode realizar até 5 mil tratamentos.

A pasta também afirma que busca ter acesso a outro antídoto, o fomezipol, por meio da doação de empresas na Índia, Estados Unidos e Portugal, e através de uma linha de crédito do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde, que pode garantir a aquisição de 1 mil unidades do medicamento.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Juros nos EUA e múltiplos baixos podem levar Ibovespa a subir mais 10% em 2025

O apetite por risco, que impulsionou o Ibovespa em setembro, pode continuar no curto prazo,…

36 minutos ago

É o fim da guerra em Gaza? O que acontece depois de o Hamas aceitar parte do plano de paz?

A guerra em curso na Faixa de Gaza teve vários desdobramentos nesta sexta-feira, 3. Primeiro,…

37 minutos ago

Abel gabarita ‘desafio do travessão’ e faz Palmeiras provocar Ceni: ‘Ligação direta, patrão?’

Abel Ferreira deu um show de habilidade na Academia de Futebol do Palmeiras, nesta sexta-feira.…

38 minutos ago

Exército de Israel diz que ‘avança os preparativos’ para primeira fase de plano de Trump

Por Redação O Estado de S. Paulo - 04/10/2025 08:38 O exército de Israel anunciou…

45 minutos ago

Com Fed e rotação global, ações na B3 têm em setembro 4º mês com maior fluxo estrangeiro no ano

Por Vinicius Novais e Mateus Fagundes. Colaborou Isabela Mendes - 04/10/2025 08:30 O ingresso de…

1 hora ago

Aeroporto de Munique volta a funcionar neste sábado, 4, após sobrevoos suspeitos de drones

O Aeroporto de Munique, na Alemanha, reabriu na manhã deste sábado, 4, após as autoridades…

1 hora ago

This website uses cookies.