Categories: BRASIL

Hospital da Mulher do Agreste: “não vamos precisar transferir os pacientes”, diz governadora Raquel Lyra

O Hospital da Mulher do Agreste foi inaugurado nesta sexta-feira (9), no município de Caruaru, no interior pernambucano. A unidade dispõe de 190 novos leitos. Segundo a governadora do estado, Raquel Lyra (PSD), essa entrega representa um avanço para a população local, que contará com atendimentos em diversa áreas da saúde. 

“Vamos fazer com que as mulheres sejam mais bem cuidadas perto de suas casas. Estamos tratando de uma ampliação de serviço absoluto na região do Agreste pernambucano, garantindo a ampliação dos serviços prestados, com um centro de imagens gigante, com UTI, aquilo que faltava aqui em Caruaru. Não vamos precisar transferir os pacientes, salvo exceção de quem tem uma delicadeza muito específica. A gente muda de patamar em relação à capacidade de atendimento à população, sobretudo das mulheres que vivem aqui”, destaca.

A declaração da gestora foi dada durante entrevista à Rádio Cultura do Nordeste. O hospital teve as obras iniciadas em 2013. No entanto, chegaram a ser paralisadas. Somente em 2023, já na gestão de Raquel, os trabalhos foram retomados. 

MIDR reconhece a situação de emergência em duas cidades pernambucanas afetadas pela estiagem

A unidade fica localizada ao lado da UPA Estadual, na Avenida José Rodrigues de Jesus. O espaço vai funcionar 24 horas por dia. Ao todo, a unidade terá capacidade para mais de 700 partos por mês. De acordo com o governo do estado, mulheres de 50 cidades serão atendidas no hospital. 

Os leitos são divididos entre diferentes especialidades. São 20 de obstetrícia clínica, 72 de obstetrícia cirúrgica, 12 leitos para ginecologia, 7 no centro de parto intrahospitalar e 7 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru. 

Ainda segundo informações disponibilizadas no site do governo estadual, o Hospital da Mulher do Agreste também conta com 17 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários Convencional. Confira outras estruturas:

  • 4 leitos no Serviço de Acolhimento à Pessoa Vítima de Violência,
  • 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto
  • 20 leitos na UTI Neonatal.

A unidade ainda oferece 20 alojamentos na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. Nesse caso, há espaço dedicado para o acolhimento de mães e bebês, além de outros serviços especializados em ginecologia/obstetrícia, cardiologia, mastologia, endocrinologia, entre outros.
 

Brasil 61

Recent Posts

Conheça as riquezas da culinária afro-brasileira

Muito além do sabor e da nutrição, a culinária afro-brasileira é um legado vivo de…

2 minutos ago

Dólar fecha em leve alta com exterior na expectativa por discurso de presidente do Fed

Após trocas de sinal ao longo do pregão, o dólar à vista fechou em ligeira…

13 minutos ago

Ibovespa fecha em baixa de 0,12%, aos 134,5 mil pontos, com giro bem enfraquecido

O Ibovespa teve mais uma sessão de variação relativamente estreita, inferior a mil pontos entre…

22 minutos ago

Redesenho eleitoral no Texas deve incentivar alteração na Califórnia para frear republicanos

A batalha nacional de redistritamento entrou em sua próxima fase nesta quinta-feira, 21, quando os…

23 minutos ago

This website uses cookies.