Você sabia que a alimentação influencia diretamente o funcionamento da tireoide?
O iodo é essencial para a produção dos hormônios tireoidianos, e está presente em alimentos como frutos do mar, leite, ovos e, principalmente, no sal de cozinha. Mas atenção: o excesso de sal pode fazer mal, inclusive para a tireoide.
Durante a gravidez, a necessidade de iodo aumenta. Por isso, mulheres grávidas devem conversar com o médico sobre a necessidade de suplementação, e nunca exagerar no consumo de sal.
Quem tem hipotireoidismo (falta de hormônios) pode apresentar sintomas como cansaço, inchaço, intestino preso, sensação de frio e queda de cabelo. Já o hipertireoidismo (excesso de hormônios) pode causar taquicardia, suor excessivo, perda de peso e aumento da frequência intestinal.
Mas, nem sempre os sintomas são claros. Por isso, os exames laboratoriais de sangue são essenciais para verificar se o tratamento está funcionando. O principal exame é o TSH, que mostra se a tireoide está produzindo hormônios na medida certa.
Se você faz tratamento ou tem dúvidas sobre a sua tireoide, consulte um endocrinologista regularmente e mantenha seus exames em dia.
Fonte: Brasil 61
O boxeador Julio César Chávez Jr., filho do lendário Julio César Chávez, foi acusado, neste…
Fundada com o propósito de unir impacto socioambiental e qualidade, a marca de chocolates Dengo…
Nesta sexta-feira, 22, uma operação da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Goianésia, em conjunto…
Paula Badosa, 16ª colocada no ranking da WTA, não conseguiu se recuperar de uma lesão…
Um em cada cinco empregadores norte-americanos pesquisados pelo Conference Board planeja reduzir as contratações no…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 24/08/2025 08:12 Ao menos três focos de…
This website uses cookies.