Você sabia que a alimentação influencia diretamente o funcionamento da tireoide?
O iodo é essencial para a produção dos hormônios tireoidianos, e está presente em alimentos como frutos do mar, leite, ovos e, principalmente, no sal de cozinha. Mas atenção: o excesso de sal pode fazer mal, inclusive para a tireoide.
Durante a gravidez, a necessidade de iodo aumenta. Por isso, mulheres grávidas devem conversar com o médico sobre a necessidade de suplementação, e nunca exagerar no consumo de sal.
Quem tem hipotireoidismo (falta de hormônios) pode apresentar sintomas como cansaço, inchaço, intestino preso, sensação de frio e queda de cabelo. Já o hipertireoidismo (excesso de hormônios) pode causar taquicardia, suor excessivo, perda de peso e aumento da frequência intestinal.
Mas, nem sempre os sintomas são claros. Por isso, os exames laboratoriais de sangue são essenciais para verificar se o tratamento está funcionando. O principal exame é o TSH, que mostra se a tireoide está produzindo hormônios na medida certa.
Se você faz tratamento ou tem dúvidas sobre a sua tireoide, consulte um endocrinologista regularmente e mantenha seus exames em dia.
Fonte: Brasil 61
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH),…
Após ação do Ministério Público de Goiás (MPGO), a Justiça determinou a retirada imediata de…
Em 3 de dezembro é celebrado o Dia de São Francisco Xavier, um dos santos…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Valdeir Cândido Sabino, ocorrido nesta terça-feira, 02,…
Nesta quarta-feira, as forças celestes formarão um cenário dinâmico, influenciando cada nativo de modo distinto.…
O Mirassol fez história nesta terça-feira (2) no Campeonato Brasileiro. Com a vitória de 2…
This website uses cookies.