GOIAS

Herso realiza nova captação de órgãos e alerta sobre a importância da doação

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) iniciou o mês de março com um ato de generosidade e esperança. A unidade realizou a captação de órgãos de um paciente de 36 anos, cujo diagnóstico de morte encefálica foi confirmado. Com o consentimento da família, foram retirados os rins e as córneas, que beneficiarão quatro pessoas que aguardavam por transplantes em Goiás.

A remoção dos órgãos foi realizada por médicos captadores do estado, em parceria com a Central Estadual de Transplantes e a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog). Segundo o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), a atuação da comissão é essencial para garantir que o protocolo de morte encefálica seja rigorosamente seguido, assegurando que todo o processo ocorra de forma ética e transparente. “Nosso papel é acompanhar de perto o paciente com suspeita de morte encefálica e garantir, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO), que todos os critérios sejam atendidos”, explicou.Os membros da CIHDOTT destacaram que, após a confirmação do diagnóstico, a equipe realiza um trabalho de acolhimento e orientação com os familiares. “Entendemos que este é um momento extremamente delicado para a família. Por isso, nos empenhamos em esclarecer dúvidas e apresentar a possibilidade da doação de órgãos, sempre respeitando suas decisões e sentimentos”, pontuaram.

Qualquer pessoa pode manifestar o desejo de ser doador de órgãos e tecidos. No entanto, a legislação brasileira exige que a família autorize a doação no momento do falecimento. Por isso, é fundamental que a vontade de ser doador seja expressa claramente aos familiares em vida.

Além disso, é essencial que a população compreenda o processo de doação e os benefícios que ele pode trazer. “Informação e conscientização são cruciais para salvar vidas. Quando as pessoas entendem como funciona a doação de órgãos e o impacto que isso pode ter na vida de tantas pessoas, elas se sentem mais seguras para tomar essa decisão”, afirmaram os membros da CIHDOTT.

Por Hélmiton Prateado/IPGSE

Dener Rafael

Recent Posts

Baralho cigano: previsão para os 12 signos de 17 a 23 de novembro de 2025

As cartas do baralho cigano enfatizam a importância do alinhamento emocional e da clareza nas…

7 minutos ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 17/11/2025

Esta segunda-feira trará um clima leve, permitindo que os nativos de cada signo encontrem mais…

6 horas ago

Flamengo goleia Sport e assume liderança; Palmeira vence Santos

O Flamengo goleou o Sport por 5 a 1, na noite deste sábado (15) na…

13 horas ago

Diogo Moreira conquista Campeonato Mundial de Moto2

O brasileiro Diogo Moreira conquistou, neste domingo (16), o título do Campeonato Mundial de Moto2,…

14 horas ago

Zagueiro Gabriel Magalhães é cortado da seleção brasileira

O zagueiro Gabriel Magalhães, do Arsenal (Inglaterra), foi cortado da seleção brasileira por causa de…

16 horas ago

Rayssa Leal conquista etapa do Rio do STU Pro Tour

A maranhense Rayssa Leal brilhou muito na manhã deste domingo (16) e conquistou a etapa…

17 horas ago

This website uses cookies.