GOIAS

Herso realiza nova captação de órgãos e alerta sobre a importância da doação

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) iniciou o mês de março com um ato de generosidade e esperança. A unidade realizou a captação de órgãos de um paciente de 36 anos, cujo diagnóstico de morte encefálica foi confirmado. Com o consentimento da família, foram retirados os rins e as córneas, que beneficiarão quatro pessoas que aguardavam por transplantes em Goiás.

A remoção dos órgãos foi realizada por médicos captadores do estado, em parceria com a Central Estadual de Transplantes e a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog). Segundo o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), a atuação da comissão é essencial para garantir que o protocolo de morte encefálica seja rigorosamente seguido, assegurando que todo o processo ocorra de forma ética e transparente. “Nosso papel é acompanhar de perto o paciente com suspeita de morte encefálica e garantir, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO), que todos os critérios sejam atendidos”, explicou.Os membros da CIHDOTT destacaram que, após a confirmação do diagnóstico, a equipe realiza um trabalho de acolhimento e orientação com os familiares. “Entendemos que este é um momento extremamente delicado para a família. Por isso, nos empenhamos em esclarecer dúvidas e apresentar a possibilidade da doação de órgãos, sempre respeitando suas decisões e sentimentos”, pontuaram.

Qualquer pessoa pode manifestar o desejo de ser doador de órgãos e tecidos. No entanto, a legislação brasileira exige que a família autorize a doação no momento do falecimento. Por isso, é fundamental que a vontade de ser doador seja expressa claramente aos familiares em vida.

Além disso, é essencial que a população compreenda o processo de doação e os benefícios que ele pode trazer. “Informação e conscientização são cruciais para salvar vidas. Quando as pessoas entendem como funciona a doação de órgãos e o impacto que isso pode ter na vida de tantas pessoas, elas se sentem mais seguras para tomar essa decisão”, afirmaram os membros da CIHDOTT.

Por Hélmiton Prateado/IPGSE

Dener Rafael

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 02/01/2026

Nesta sexta-feira, o movimento dos astros criará um cenário mais sensível e instável, no qual…

6 horas ago

8 mitos e verdades sobre o uso do protetor solar

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, representando cerca…

13 horas ago

Mulher grávida é presa por tráfico de drogas no Setor Universitário

Uma mulher grávida foi presa suspeita de tráfico de drogas e associação para o tráfico…

13 horas ago

Uva-passa: veja os benefícios surpreendentes para a saúde

Nas celebrações de Ano-Novo, as mesas se enchem de iguarias e símbolos tradicionais que se…

14 horas ago

Ritual poderoso para atrair o amor em 2026

O ano de 2026 chega marcado por uma vibração que favorece relações mais maduras, conscientes…

15 horas ago

Afta: veja como aliviar o desconforto e acelerar a recuperação

A saúde bucal vai muito além dos cuidados com dentes e gengivas, incluindo também a…

16 horas ago

This website uses cookies.