GOIAS

Herso realiza nova captação de órgãos e alerta sobre a importância da doação

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) iniciou o mês de março com um ato de generosidade e esperança. A unidade realizou a captação de órgãos de um paciente de 36 anos, cujo diagnóstico de morte encefálica foi confirmado. Com o consentimento da família, foram retirados os rins e as córneas, que beneficiarão quatro pessoas que aguardavam por transplantes em Goiás.

A remoção dos órgãos foi realizada por médicos captadores do estado, em parceria com a Central Estadual de Transplantes e a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog). Segundo o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), a atuação da comissão é essencial para garantir que o protocolo de morte encefálica seja rigorosamente seguido, assegurando que todo o processo ocorra de forma ética e transparente. “Nosso papel é acompanhar de perto o paciente com suspeita de morte encefálica e garantir, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO), que todos os critérios sejam atendidos”, explicou.Os membros da CIHDOTT destacaram que, após a confirmação do diagnóstico, a equipe realiza um trabalho de acolhimento e orientação com os familiares. “Entendemos que este é um momento extremamente delicado para a família. Por isso, nos empenhamos em esclarecer dúvidas e apresentar a possibilidade da doação de órgãos, sempre respeitando suas decisões e sentimentos”, pontuaram.

Qualquer pessoa pode manifestar o desejo de ser doador de órgãos e tecidos. No entanto, a legislação brasileira exige que a família autorize a doação no momento do falecimento. Por isso, é fundamental que a vontade de ser doador seja expressa claramente aos familiares em vida.

Além disso, é essencial que a população compreenda o processo de doação e os benefícios que ele pode trazer. “Informação e conscientização são cruciais para salvar vidas. Quando as pessoas entendem como funciona a doação de órgãos e o impacto que isso pode ter na vida de tantas pessoas, elas se sentem mais seguras para tomar essa decisão”, afirmaram os membros da CIHDOTT.

Por Hélmiton Prateado/IPGSE

Dener Rafael

Recent Posts

Açougue desafia decisão judicial e adapta frase de cartaz contra petistas

Depois de decisão judicial que ordenou a retirada de peças promocionais com a mensagem "petista…

31 segundos ago

Renda mensal de Nicole Kidman e Keith Urban é revelada em documentos de divórcio

Detalhes da vida financeira de Nicole Kidman e Keith Urban começam a se tornar públicos…

6 minutos ago

Patricia Bullrich pede pena máxima à quem assistiu Jovens mortas durante live na Argentina

Por Redação O Estado de S. Paulo - 02/10/2025 19:46 A ministra da Segurança Nacional…

14 minutos ago

PCGO e PMGO recuperam caminhonete de luxo que havia sido furtada em MG – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e…

22 minutos ago

Mundial: Wanna Brito e Antônia Keyla brilham com ouros e recordes

Em dia de recordes de Wanna Brito e Antônia Keyla, o Brasil teve uma jornada…

23 minutos ago

Corinthians é condenado na Fifa por dívida de R$ 6,25 milhões referente à compra de Charles

O Corinthians sofreu mais uma condenação na Fifa, desta vez por causa de uma dívida…

27 minutos ago

This website uses cookies.