Categories: GOIASSaúde

Hemu realiza formatura da Residência Médica e de Enfermagem Obstétrica

O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) realizou, na semana passada, a solenidade de formatura de 19 médicos especialistas nas áreas de ginecologia e obstetrícia, pediatria, neonatologia e ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia. O evento, realizado no auditório da unidade do Governo de Goiás, contou com a presença da diretora-geral, Laryssa Santa Cruz, que parabenizou os formandos e destacou a satisfação em acompanhar a formação de novos especialistas pela instituição. Também estiveram presentes coordenadores, preceptores e profissionais da unidade.

Durante a cerimônia, os 19 novos especialistas receberam seus certificados e ouviram discursos inspiradores. O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do hospital, Marco Aurélio Albernaz, destacou a importância da ética na prática médica. “Ao parabenizá-los, gostaria de ressaltar uma questão que me preocupa bastante na medicina: temos que ser éticos, ter caráter. Sempre que forem exercer a medicina, perguntem a si mesmos: eu quero, eu posso, eu devo? Agindo com ética, sei que terão sucesso”, afirmou o coordenador.

Os preceptores também reforçaram a importância da formação contínua e do compromisso com a qualidade assistencial, incentivando os recém-formados a seguirem investindo no aprendizado e na excelência profissional. O formando em ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia, Fernando Silva, elogiou a experiência adquirida. “Aqui tem uma identidade de escola muito forte. É um hospital que abrange casos de altíssima complexidade, com preceptoras preparadas para o ensino, uma Coreme forte e atuante. Tenho muita gratidão por todos os preceptores”, avaliou.

Já uma das formandas em ginecologia e obstetrícia, Francine da Costa, destacou o orgulho de ter feito residência no Hemu. “É a melhor residência do Estado!”, pontuou.

Enfermagem obstétrica
No período da noite, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), ocorreu a formatura da nona turma de residência de enfermagem obstétrica, com a participação de autoridades da área da saúde.

Compuseram a mesa diretiva a coordenadora do Programa de Residência de Enfermagem Obstétrica, Amanda Batista; o secretário-geral do Coren-GO, Weverton Teodoro de Jesus; a coordenadora de Residências da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Letícia de Souza Pereira; a gerente assistencial do Hemu, Lilian Jerônimo Silva; o representante da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras de Goiás (Obenfo-GO), Diego de Matos; a tutora da residência de enfermagem obstétrica, Joanne Nascimento; e a preceptora, Aline de Sá.

Os formandos Luisa Pezarini e Mateus Beltrão concluíram a especialização após dois anos de formação prática e teórica, desenvolvendo habilidades no Hemu e no Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL).

Na cerimônia, Amanda Batista agradeceu o empenho dos preceptores e destacou a relevância da residência na formação de profissionais altamente qualificados para atuar no cuidado materno-infantil. “A residência de enfermagem obstétrica tem um papel fundamental na capacitação dos profissionais e no aprimoramento da assistência ao parto e nascimento. Somos uma equipe forte e comprometida com a excelência do atendimento.”

Na oportunidade, preceptores e tutores foram homenageados com a entrega de certificados, como forma de reconhecimento por sua dedicação na formação dos novos especialistas.

As residências médica e de enfermagem obstétrica são etapas fundamentais para a especialização de profissionais da saúde após a conclusão da graduação. Com essa formação, médicos e enfermeiros estão preparados para atuar com excelência, promovendo assistência de qualidade à população e contribuindo para o fortalecimento da saúde pública.

Por Marilane Correntino/IGH

Dener Rafael

Recent Posts

Turista norte-americana é esfaqueada durante tentativa de assalto em Niterói

Uma turista dos Estados Unidos foi esfaqueada na noite de sábado, 18, na Praia de…

17 minutos ago

Policial, que desapareceu durante voo com paramotor, é encontrado morto no Paraná

Elair Utzig, agente da polícia judiciária paranaense, foi encontrado sem vida neste domingo, 17, em…

30 minutos ago

São Paulo trabalha de olho na Libertadores e Rafael Tolói e a novidade no treinamento

O São Paulo voltou aos trabalhos neste domingo, no CT da Barra Funda, e já…

33 minutos ago

Atlético-MG confirma saída e Igor Rabello agradece homenagem: ‘Gratidão eterna’

Atlético-MG se despediu neste domingo do zagueiro Igor Rabello, atleta mais antigo do elenco atual,…

1 hora ago

38% dos brasileiros aprovam papa e 9% avaliam de forma negativa, aponta Ipsos-Ipec

Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada neste domingo, 17, aponta que 38% dos brasileiros avaliam que os dois…

1 hora ago

Iga Swiatek bate Rybakina em Cincinnati e volta à final de um WTA 1000 após 15 meses

A polonesa Iga Swiatek voltou à decisão de um WTA 1000 após 15 meses. A…

2 horas ago

This website uses cookies.