Categories: GOIASSaúde

HDT destaca importância da prevenção e do diagnóstico precoce da tuberculose


Especialistas da unidade do Governo de Goiás destacam importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado contra a doença. Vacina BCG é obrigatória para crianças menores de 1 ano

Tosse persistente por mais de três semanas é um dos principais sintomas da tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelo ar, por meio de aerossóis, pequenas partículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro de uma pessoa contaminada. No Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), foram registrados 588 casos da doença em 2024. Os dados apontam uma redução significativa entre 2024 e 2025. Entre janeiro e 12 de março de 2024, foram contabilizados 123 casos, enquanto no mesmo período de 2025 o número caiu para 88, uma diminuição de 35 casos.

Segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 10,8 milhões de pessoas adoeceram por tuberculose em 2023. A doença se tornou a principal causa de morte por um único agente infeccioso, resultando em 1,09 milhão de óbitos no mundo.

No Brasil, foram registrados 84.593 novos casos em 2023, com 5.984 mortes – média de cinco óbitos por dia. Em Goiás, entre 2020 e 2024, foram confirmados 6.143 novos casos, sendo 2023 o ano com maior incidência, totalizando 1.178 diagnósticos, o equivalente a 16 casos para cada 100 mil habitantes.

Apesar disso, o estado ocupa a terceira posição entre as unidades federativas com menor incidência da doença. O crescimento da mortalidade por tuberculose em Goiás também chama atenção. Entre 2020 e 2023, foram registradas 997 mortes. O abandono do tratamento, o diagnóstico tardio e a falta de informação são fatores determinantes para o agravamento da doença.

Sintomas e cuidados
De acordo com João Victor Coriolano, responsável pelo ambulatório de novos casos de tuberculose do HDT, os principais sintomas da doença incluem tosse persistente por mais de três semanas (seca ou produtiva), perda de peso não intencional, febre recorrente, especialmente no fim da tarde, calafrios e suores noturnos intensos. “Diante desses sintomas, é essencial procurar uma unidade básica de saúde para a realização de exames diagnósticos”, reforça.

O diagnóstico é realizado por meio de exames laboratoriais, como a baciloscopia, o teste rápido molecular e a cultura de escarro. Também podem ser solicitados exames de imagem, como radiografia e tomografia. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos esses exames gratuitamente. Além do diagnóstico da tuberculose, também é indicado o teste rápido para HIV, uma vez que a coinfecção pode impactar o tratamento e o prognóstico do paciente.

O tratamento da doença é disponibilizado gratuitamente pelo SUS e tem duração de seis meses. Inicialmente, o paciente toma três comprimidos diários por dois meses. Depois, a quantidade de medicamento é reduzida nos quatro meses seguintes. A adesão ao tratamento é fundamental para evitar complicações e interromper a transmissão.

“O abandono do tratamento é um grande desafio, principalmente entre populações vulneráveis, como moradores de rua, presidiários e pessoas vivendo com HIV. Dificuldades de acesso ao sistema de saúde e efeitos adversos dos medicamentos também são fatores que contribuem para essa realidade”, explica o infectologista.

A prevenção da tuberculose passa pelo diagnóstico precoce e o tratamento adequado. A vacina BCG, administrada ao nascimento, é obrigatória para crianças menores de 1 ano de idade e protege contra as formas graves da doença na infância. No entanto, sua eficácia diminui com o tempo e, até o momento, não há uma vacina eficaz para adultos, embora pesquisas avançadas estejam em andamento.

A enfermidade pode ser confundida com outras doenças respiratórias, como a pneumonia, o que reforça a importância do diagnóstico precoce. O médico infectologista do HDT, João Vitor Soares Coriolano, destaca a necessidade de campanhas de conscientização e do acesso facilitado aos serviços de saúde. O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado em 24 de março.

A data foi instituída em 1982 pela OMS, marcando os cem anos da descoberta do bacilo causador da doença pelo cientista Robert Koch, em 1882. A conscientização e a mobilização da sociedade são fundamentais para reduzir a incidência da TB e salvar vidas.

Cejane Pupulin (texto) e Lidiano Lopes (foto)/ISG

Dener Rafael

Recent Posts

Neto detona Neymar após vexame do Santos: ‘Que jogadorzinho você virou’

A goleada sofrida pelo Santos no domingo foi a maior derrota de Neymar em sua…

13 minutos ago

‘Chegou ao fundo do poço’

O nome do Santos já foi levado a todos os cantos do mundo, especialmente por…

29 minutos ago

Confira como foi o plantão do Corpo de Bombeiros durante o fim de semana

Nas últimas 48 horas, o Corpo de Bombeiros Militar de Goianésia registrou 13 ocorrências, sendo…

29 minutos ago

Previsões do baralho cigano para os 12 signos na semana de 18 a 24 de agosto

O Baralho Cigano abre espaço para que intuição e sabedoria antiga se encontrem, mostrando sinais…

37 minutos ago

Entenda a briga na família de Raul Gil que levou neta do apresentador a se manifestar

Um novo episódio envolvendo a família do apresentador Raul Gil ganhou repercussão após sua neta,…

45 minutos ago

Fuvest abre inscrições para vestibular 2026 nesta segunda; veja o cronograma

Por Redação O Estado de S. Paulo - 18/08/2025 08:46 As inscrições para o vestibular…

1 hora ago

This website uses cookies.