Haddad e Carlos Jordy disutem durante audiência na Câmara; parlamentares batem boca


O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) chamou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de “moleque” durante audiência pública conjunta das comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

Pouco antes, Haddad disse que Jordy e o colega Nikolas Ferreira (PL-MG) fizeram uma “molecagem” por terem feito uma série de questionamentos e se retirado da sala da comissão antes de ouvirem sua resposta. “Eu tenho tido o ânimo de debater, mas com os bolsonaristas eu não consigo debater. Eu não consigo debater. Desde 2018 o Bolsonaro fugiu de todos os debates. Agora aparecem aí dois deputados, fazem as perguntas e correm do debate”, disse o ministro.

“Eu venho aqui com o espírito público, venho com o dado oficial, venho com PECs e leis complementares que vocês aprovaram, para debater. Agora esse tipo de atitude, de alguém que quer aparecer na rede falando sério e corre, sempre que o debate vai acontecer, estou perdendo aqui um minuto para esse desabafo, porque é um pouco de molecagem, sabe, e isso não é bom para a democracia”, disse.

Haddad questionou onde estavam Nikolas e Jordy quando o parlamento votou medidas para sanear o Orçamento público, com a PEC da Transição, por causa de “calotes” que foram dados pelo governo de Jair Bolsonaro. O ministro disse que Bolsonaro deu o calote nos precatórios, vendeu a Eletrobras “na bacia das almas” e lembrou do episódio em que os governadores foram tungados no ICMS com a mudança da alíquota modal para combustíveis e energia elétrica.

“Dando calote em precatório e tomando dinheiro de governador, qualquer um faz superávit”, disse o ministro, falando sobre o resultado primário de 2022. Jordy havia mencionado o superávit da gestão Bolsonaro. Haddad disse que o País ainda teria vergonha de ter o quadro de Bolsonaro na galeria de presidentes e ainda disse que o governo não venderá patrimônio público para pagar dívida.

Jordy disse que foi informado que havia o ministro havia sido “extremamente desrespeitoso” e, por isso, retornava à comissão. Ele falou que, como deputado, participa de vários colegiados e que Haddad estava chateado porque ele e Nikolas apontaram verdades sobre a condução da política fiscal.

“Quero te dizer, ministro, que o moleque é você, por ter aceitado o cargo dessa magnitude e só ter feito dois meses de economia. Moleque é você por ter feito com que o nosso País tivesse o maior déficit fiscal da história, de R$ 230 bilhões, logo após o governo Bolsonaro ter dado superávit. E o presidente Bolsonaro passou por uma pandemia. Você, o governo Lula, é pior que uma pandemia” (sic), disse,

Ele ainda acrescentou: “não vem aqui querer cantar de galo na Câmara dos Deputados, porque você é ministro, mas eu sou deputado. Respeite o Parlamento, moleque é você”, disse.

Após a fala do deputado, houve um bate-boca generalizado entre os parlamentares, com pedidos para a retirada das menções à “molecagem” e “moleque” das notas taquigráficas, que são disponibilizadas após todas as sessões – seja de comissão ou plenário – no Congresso.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Fortaleza busca fôlego no Brasileirão ao receber o confiante Mirassol

Fortaleza e Mirassol se enfrentam neste domingo, às 18h30, na Arena Castelão, em confronto válido…

10 minutos ago

Avião volta após homem tentar invadir cabine

Por Redação O Estado de S. Paulo - 24/08/2025 07:15 Um avião da EasyJet que…

18 minutos ago

Governo dos EUA quer enviar salvadorenho para Uganda

Por Redação O Estado de S. Paulo - 24/08/2025 07:10 Os Estados Unidos querem deportar…

30 minutos ago

Corinthians tenta bater Vasco para não ver o rebaixamento de perto

A sensação de que as coisas iriam melhorar após eliminar o rival Palmeiras na Copa…

31 minutos ago

6 orações para o Dia de São Bartolomeu

Em 24 de agosto é celebrado o Dia de São Bartolomeu. Também chamado de Natanael…

37 minutos ago

São Paulo tenta aproveitar embalo para quebrar tabu contra Atlético-MG no Brasileirão

O São Paulo recebe o Atlético-MG neste domingo, às 20h30, no MorumBis. A partida válida…

1 hora ago

This website uses cookies.