Haddad afirma que, em 2 ou 3 anos, toda economia brasileira vai estar digitalizada


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira, 9, que, em dois ou três anos, toda a economia brasileira vai estar digitalizada, após participar de evento, na B3, na capital paulista, que marcou o lançamento de uma calculadora da Receita Federal que automatiza o cálculo do imposto de renda devido por investidores.

A ferramenta faz parte das inovações desenvolvidas pela Receita para que a declaração do contribuinte seja pré-preenchida com os dados que já estiverem no sistema do órgão. “As pessoas ficavam inseguras de investir em ação, ficavam receosas por não saberem declarar os seus ganhos. E com essa ferramenta, tudo fica automatizado. Inclusive, a ideia é que, uma vez autorizada, a Receita passe a incluir na declaração eletrônica pré-preenchida todos os ganhos que as pessoas têm em investir nesse tipo de mercado”, explicou Haddad em entrevista concedida a jornalistas na saída do evento.

O ministro disse que a calculadora de renda variável está dentro do objetivo de “digitalização completa” da economia brasileira, que, ressaltou, já está em curso e vai ganhar tração a partir do ano que vem com a reforma dos impostos sobre o consumo. “Então, daqui a pouquinho, eu diria em cerca de dois ou três anos, toda a economia brasileira vai estar digitalizada”, projetou Haddad.

Segundo o ministro, os sistemas de bancos, Banco Central (BC) e Receita estarão integrados para facilitar o recolhimento de impostos, aliviando os brasileiros, conforme palavras do ministro, do “fardo” de prestar informações ao governo.

“O governo vai deixar de ser um problema e vai ser um amigo do contribuinte e do cidadão”, disse Haddad.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PCGO, em ação conjunta com a PCPE, cumpre mandado e prende investigado por feminicídio – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual De Atendimento Especializado À Mulher…

6 horas ago

Ministério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUS

O Ministério da Saúde decidiu não incorporar a vacina para a prevenção de herpes-zóster ao…

6 horas ago

Com câncer no pescoço, Seu Júlio precisa de ajuda para custear tratamento; Saiba como contribuir

Conhecido pelo trabalho dedicado e pelo envolvimento com ações sociais em Goianésia, Júlio Cardoso da…

6 horas ago

Sua mochila já está pronta? Aulas na rede estadual iniciam na próxima terça, dia 20 – Portal Goiás

Ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino de Goiás terá início na…

7 horas ago

This website uses cookies.