O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira, 9, que, em dois ou três anos, toda a economia brasileira vai estar digitalizada, após participar de evento, na B3, na capital paulista, que marcou o lançamento de uma calculadora da Receita Federal que automatiza o cálculo do imposto de renda devido por investidores.
A ferramenta faz parte das inovações desenvolvidas pela Receita para que a declaração do contribuinte seja pré-preenchida com os dados que já estiverem no sistema do órgão. “As pessoas ficavam inseguras de investir em ação, ficavam receosas por não saberem declarar os seus ganhos. E com essa ferramenta, tudo fica automatizado. Inclusive, a ideia é que, uma vez autorizada, a Receita passe a incluir na declaração eletrônica pré-preenchida todos os ganhos que as pessoas têm em investir nesse tipo de mercado”, explicou Haddad em entrevista concedida a jornalistas na saída do evento.
O ministro disse que a calculadora de renda variável está dentro do objetivo de “digitalização completa” da economia brasileira, que, ressaltou, já está em curso e vai ganhar tração a partir do ano que vem com a reforma dos impostos sobre o consumo. “Então, daqui a pouquinho, eu diria em cerca de dois ou três anos, toda a economia brasileira vai estar digitalizada”, projetou Haddad.
Segundo o ministro, os sistemas de bancos, Banco Central (BC) e Receita estarão integrados para facilitar o recolhimento de impostos, aliviando os brasileiros, conforme palavras do ministro, do “fardo” de prestar informações ao governo.
“O governo vai deixar de ser um problema e vai ser um amigo do contribuinte e do cidadão”, disse Haddad.
Por: Estadão Conteúdo
Nesta segunda-feira, as emoções estarão mais intensas e a sensibilidade mais aflorada, pedindo atenção aos…
A Comissão de Arbitragem da CBF decidiu afastar os árbitros e operadores de VAR que…
O lateral-direito Paulo Henrique, um dos destaques do Vasco no Campeonato Brasileiro, foi convocado neste…
O Cruzeiro perdeu mais uma boa chance de seguir firme na luta pelo título do…
A derrota de virada para o Palmeiras neste domingo continua repercutindo no São Paulo. Presidente…
O Atlético-GO venceu o Athletico-PR por 3 a 0 neste domingo no estádio Antônio Accioly,…
This website uses cookies.