Haddad acompanha comitiva de Lula na cúpula de Líderes do Brics, no MAM do Rio


Por Célia Froufe, Laís Adriana, enviadas especiais, e Daniela Amorim – 06/07/2025 11:00

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acompanha neste domingo, 6, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula de Líderes do Brics, no Museu de Arte Moderna (MAM), no centro do Rio de Janeiro. Segundo a agenda do ministro, Haddad integra a comitiva do presidente, permanecendo à disposição dos trabalhos na cúpula ao longo de todo dia.

Lula recebe nesta manhã os chefes de estado dos países do bloco. Já estão presentes no MAM o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

À noite, a partir das 20h, está prevista a recepção oficial oferecida pelo presidente e a primeira-dama Janja da Silva aos chefes de estado e dirigentes de organismos internacionais, também no MAM.

No ano passado, na cúpula brasileira do grupo das 20 maiores economias do globo (G20), que também ocorreu no MAM, o chefe do Executivo estava acompanhado da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja. Na ocasião, a maior parte dos convidados chegava com seus cônjuges. O Broadcast apurou na ocasião que esta foi uma interferência de Janja. O convite aconteceu após a brasileira ter sido a única a acompanhar um chefe de Estado na cúpula da Índia, no ano anterior.

Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva,disse que o governo espera que até a COP30, marcada para ocorrer em Belém (PA), em novembro, o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) já esteja em operação. A informação foi adiantada ontem pela Broadcast.

De acordo com a ministra, que fala para a imprensa oficial do governo nesta manhã, momentos antes do início da cúpula do Brics, no Rio, o bloco dará “muita ênfase” ao financiamento climático em suas discussões. No dia 3, a Broadcast registrou que, além do comunicado do grupo, haverá também três declarações, uma delas sobre o clima, que está prevista para ser divulgada amanhã.

Assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra criticou a falta do financiamento prometido pelas grandes economias do globo para o segmento. “Temos uma agenda e um dos pontos (de dificuldade) é o dos meios de implementação”, afirmou. Entre os “gargalos”, de acordo com ela, há ausência de financiamento na quantidade e constância necessárias. Além disso, a ministra também citou a importância da transferência de tecnologia para ajudar países em desenvolvimento a fazerem suas transições. “A mudança do clima já está atingindo várias regiões e países”, constatou.

Conforme Marina, o financiamento pode ser fruto de um mix de recursos públicos e privados. O Brasil apresenta uma proposta para que, além de recursos públicos, o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre também receba financiamentos privados. A expectativa, de acordo com a ministra, é a de que o TFFF possa mobilizar mais de US$ 150 bilhões para ajudar 70 países que têm florestas tropicais. Esses recursos, segundo ela, são para que possa haver “justiça climática”.

Governo está trabalhando em mais medidas, como o fundo Clima Fundo Amazônia para chegar no desmatamento zero. Sobre a atuação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), chamado de Banco dos Brics, Marina disse que será preciso cada vez mais redirecionar os fluxos financeiros para agendas de enfrentamento à mudança do clima. “Seja para corrigir os danos já causados, seja para reduzir as emissões e poder cortar o mal pela raiz. E a melhor forma de fazer isso é direcionar para que esses fluxos de investimentos possam ser na quantidade, na velocidade e na constância que a crise está exigindo.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Norris vence caótico GP da Inglaterra de F-1 e festeja em casa; Bortoleto abandona

Em uma corrida imprevisível provocada pelas mudanças climáticas, com cinco abandonos, muitas derrapadas e boa…

12 minutos ago

Brics faz gesto ao Irã e ‘condena’ bombardeios, mas sem mencionar Israel e EUA

Em um gesto ao Irã, os líderes do Brics vão adotar neste domingo, 6, uma…

35 minutos ago

Lula reitera pedido de reforma do conselho de Segurança da ONU

Por Célia Froufe e Laís Adriana, enviadas especiais, e Daniela Amorim - 06/07/2025 12:16 O…

50 minutos ago

Lula critica ações no Oriente Médio em discurso de abertura na Cúpula dos Brics

Por Célia Froufe e Laís Adriana, enviadas especiais, e Daniela Amorim - 06/07/2025 11:57 O…

1 hora ago

Alison dos Santos supera campeão olímpico em palco de título mundial

Correr no Hayward Field, em Eugene, nos Estados Unidos, parece fazer bem para Alison dos…

1 hora ago

Fim do conflito em Gaza só será possível com a criação do estado da Palestina, diz Lula

Por Redação O Estado de S. Paulo - 06/07/2025 11:52 O presidente Luiz Inácio Lula…

1 hora ago

This website uses cookies.