há nove investigações de suspeita da doença em andamento


Há nove investigações de suspeita de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, H5N1) no País, conforme atualização mais recente da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura, às 19h. As investigações estão em andamento com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo.

De acordo com os dados da plataforma, duas investigações são em plantas comerciais: em uma granja de pintainhos de cinco dias em Ipumirim (SC) e em um abatedouro de aves em Aguiarnópolis (TO) – os resultados eram esperados para hoje. Outras cinco suspeitas são investigadas em aves de subsistência em Triunfo (RS), em Gaurama (RS), em Chapecó (SC), em Salitre (CE) e em Eldorado do Carajás (PA). Duas suspeitas de doença em aves silvestres também são investigadas, sendo uma na espécie jaçanã em Derrubadas (RS) e outra em Garopaba (SC) em aves da espécie quero-quero.

Essas investigações são corriqueiras no sistema de defesa agropecuária nacional, já que a notificação é obrigatória. A influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) é uma doença de notificação obrigatória imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal do País. Produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial (SVO). O Brasil já realizou mais de 2.500 investigações de suspeitas de gripe aviária desde maio de 2023, quando houve a primeira ocorrência em ave silvestre, segundo o Ministério da Agricultura.

Até o momento, há um caso confirmado de gripe aviária em granja comercial no País, em Montenegro, em um matrizeiro de aves na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No total, o País já registrou 164 casos da doença em animais silvestres (sendo 160 em aves silvestres e 4 em leões-marinhos), 3 focos em produção de subsistência, de criação doméstica, e 1 em produção comercial, somando 168 ao todo no País.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Arrecadação em julho soma R$ 254,221 bilhões, mostra Receita Federal

A arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 254,221 bilhões em julho de 2025,…

12 minutos ago

Atlético-MG bate Godoy Cruz e pega o Bolívar na altitude de La Paz nas quartas da Sul-Americana

O Atlético-MG confirmou seu bom momento no mata-mata e garantiu sua participação nas quartas de…

14 minutos ago

PMI composto dos EUA tem alta inesperada a 55,4 em agosto, graças à indústria, diz S&P

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos…

22 minutos ago

Câmara aprova urgência do projeto de lei em votação simbólica

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 21, em votação simbólica, o requerimento de urgência…

30 minutos ago

LDU ganha, elimina o atual campeão Botafogo e encara o São Paulo nas quartas da Libertadores

O sonho do bicampeonato da Copa Libertadores acabou para o Botafogo. Na noite desta quinta-feira,…

32 minutos ago

Vendas de moradias usadas nos EUA sobem 2,0% em julho ante junho

As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos subiram 2,0% em julho ante junho, para…

48 minutos ago

This website uses cookies.