BRASIL

Guia vai orientar estados e municípios na eliminação das hepatites virais no Brasil

No último dia 30, durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), foi pactuado o Guia de Eliminação de Hepatites Virais no Brasil. O documento inicia a implementação das ações para a eliminação das hepatites virais como problemas de saúde pública no Brasil até 2030. O guia será disponibilizado no site do Ministério da Saúde (MS) em breve.

O guia traz orientações a gestores e profissionais de saúde para utilizarem as ferramentas disponíveis no SUS para alcançar a eliminação das hepatites virais até 2030. Também destaca propostas que podem ser executadas pela sociedade civil organizada e instituições de ensino e pesquisa.

A pactuação na CIT significa que o documento foi discutido e validado entre governo federal, estados e municípios, além das organizações da sociedade civil, inclusive com a definição do papel de cada ente federativo, além da garantia de incentivos financeiros e da fonte de financiamento para assegurar os recursos necessários para implantar o plano.

As hepatites virais fazem parte da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), para eliminação de doenças como problema de saúde pública até 2030, entre outros objetivos.

Em nota, o Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do MS informou que ainda no primeiro semestre deste ano o Ministério da Saúde realizará uma oficina de qualificação sobre o guia com as coordenações dos programas estaduais e de capitais de controle das hepatites virais.

Também devem ser feitas oficinas de microplanejamento para implementação do plano em três estados brasileiros – que devem ser definidos por meio do diagnóstico situacional de dados epidemiológicos e da organização de serviços de saúde que ofereçam cuidado às pessoas com hepatites B e C.

O departamento apontou que as infecções pelas hepatites virais causam, aproximadamente, 1,4 milhão de mortes por ano no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites. Em 2022, o Brasil registrou 1.316 óbitos por hepatite, sendo 917 pelo vírus C; 343 pelo B; 32 pelo D; e 24 pelo A.

Com informações do Ministério da Saúde, Bianca Mingote. 

Fonte: Brasil 61

Brasil 61

Recent Posts

Ferroviária será mandante na final da Copa do Brasil Feminina

A Ferroviária será o mandante na grande decisão da Copa do Brasil Feminina diante do…

2 horas ago

Bolo de liquidificador: 4 receitas práticas e saborosas para o café da manhã

Nada melhor do que começar o dia com um bolo caseiro, leve e cheio de…

2 horas ago

Veja como os distúrbios respiratórios do sono podem prejudicar a saúde

Dormir bem é fundamental para manter o equilíbrio da saúde física e mental. No entanto,…

3 horas ago

Seleção brasileira de handebol é convocada para Mundial Feminino

A seleção brasileira feminina de handebol foi convocada nesta quinta-feira (6) para o Campeonato Mundial…

3 horas ago

3 motivos para verificar os seus níveis de colesterol

No Brasil, cerca de 4 em cada 10 adultos apresentam níveis alterados de colesterol, segundo…

3 horas ago

This website uses cookies.