Governo Trump avalia desafiar isenção fiscal de organizações sem fins lucrativos


Por Redação O Estado de S. Paulo – 03/05/2025 10:45

Oficiais da administração Trump estão explorando maneiras de desafiar o status de isenção fiscal de organizações sem fins lucrativos, segundo pessoas familiarizadas com o assunto, em uma movimentação que alguns funcionários do Serviço Interno da Receita (IRS, em inglês) temem que possa danificar a abordagem apolítica da agência.

Em reuniões que duraram horas e continuaram durante um fim de semana recente, advogados do IRS exploraram se poderiam alterar as regras que governam como grupos sem fins lucrativos podem ser negados o status de isenção fiscal, disseram as pessoas.

As reuniões começaram a acontecer logo depois que a administração Trump nomeou um novo advogado interino de topo na agência, Andrew De Mello, que Trump havia nomeado para um posto diferente em seu primeiro mandato. De Mello discutiu privadamente as regras de organizações sem fins lucrativos com oficiais da agência, incluindo aqueles da divisão de isenção fiscal, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

Outro oficial sênior do IRS, Gary Shapley, disse separadamente em pelo menos uma reunião que está dando prioridade à investigação do status de isenção fiscal de um grupo selecionado de organizações sem fins lucrativos, segundo pessoas familiarizadas com suas declarações. Shapley fez os comentários como o vice-chefe da unidade de investigações criminais. Shapley, que também é conselheiro do Secretário do Tesouro, Scott Bessent, não nomeou quaisquer grupos específicos, disseram as pessoas.

Oficiais da administração Trump fora do IRS também tiveram conversas contínuas sobre como potencialmente mirar no status de isenção fiscal e dotações de organizações sem fins lucrativos por meses, disse um oficial da administração.

Um oficial da Casa Branca na sexta-feira, 2, disse que a administração atual não está envolvida em decisões sobre o status de isenção fiscal de qualquer instituição, incluindo a de Harvard. É crime para o presidente, o vice-presidente ou certos outros oficiais de topo solicitar uma auditoria ou investigação específica do IRS.

(Com Dow Jones Newswires)



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Abel Ferreira revela montanha-russa de emoções em ‘noite mágica’ com Palmeiras

Desde que chegou ao Palmeiras, há cinco anos, Abel Ferreira construiu imagens dissonantes em campo,…

2 horas ago

Leila interrompe coletiva e enaltece ‘maior técnico do Palmeiras’; Abel ainda reflete renovação

A presidente Leila Pereira interrompeu a coletiva de Abel Ferreira para saudá-lo após a classificação…

3 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 31/10/2025

Nesta sexta-feira, o movimento dos astros trará oscilações emocionais e situações que poderão exigir maior…

3 horas ago

Saiba o dia, o local e mais detalhes da final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo

Palmeiras e Flamengo farão a grande final da Libertadores 2025. Pelo segundo ano consecutivo, teremos…

4 horas ago

Flamengo e Palmeiras disputam 7ª final brasileira da Libertadores

A final da Libertadores da América entre Flamengo e Palmeiras será a sétima da história entre…

4 horas ago

This website uses cookies.