Edital prevê a contratação de empresa especializada para instalação, suporte técnico e operação do sistema em três regiões do Estado (Foto: SGG)
O Governo de Goiás divulgou nesta semana edital para contratar uma empresa para prestação de serviços de sistema de videomonitoramento com uso de inteligência artificia (IA). A licitação será feita por meio de pregão eletrônico e as propostas devem ser enviadas até às 8 horas do dia 19 de maio.
A seleção é realizada pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), e o Edital nº 193/2024 está publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). Coordenado pela Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes da SGG, o certame será realizado no modo aberto, com julgamento pelo menor preço por lote.
O projeto prevê a instalação de câmeras com inteligência artificial na Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, com foco inicial em Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, além da região da Rua 44, em Goiânia, e da cidade de Goiás.
Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, a instalação das 564 câmeras representa um salto na segurança pública estadual.
“Estamos levando para as localidades previstas no edital o que há de mais moderno em videomonitoramento associado a inteligência artificial, no mundo. Isso vai auxiliar diretamente a atuação das forças de segurança, possibilitando o monitoramento de veículos suspeitos e a localização de foragidos da justiça. E como consequência, elevando mais uma vez a sensação de segurança da população goiana, o que já é uma marca dessa gestão”, destaca.
As câmeras terão funções inteligentes, como a leitura de placas de veículos e o reconhecimento facial de indivíduos, que irá colaborar no trabalho das forças de segurança pública na identificação de foragidos da justiça, além de contribuir com a prevenção de crimes.
Além dos equipamentos, a empresa contratada será responsável pela instalação, treinamento de equipes, suporte técnico, operação assistida, manutenção e conectividade pelos próximos cinco anos. O valor estimado do contrato é de R$ 90,7 milhões.
Como participar da licitação
Empresas interessadas em participar do processo devem estar cadastradas no Sistema de Cadastro Unificado Estadual de Fornecedores (CADFOR) e no Sistema de Logística de Goiás (SISLOG).
As propostas devem ser enviadas por meio do site https://www.sislog.go.gov.br até as 8h (horário de Brasília) do dia 19 de maio, data em que será iniciada a sessão pública de lances.
Cronograma
Para conferir o edital completo e outros arquivos, acesse https://goias.gov.br/governo/videomonitoramento-com-inteligencia-artificial/.
Saiba mais
Governo e Google vão oferecer cursos gratuitos a bolsistas do ProBem
Inteligência Artificial do Detran agiliza atendimentos e serviços
Nesta quarta-feira, o movimento dos astros trará um clima de introspecção e reflexão, levando cada…
A grande decisão da Copa do Brasil Feminina está definida. Ela será disputada entre Ferroviária…
Com destaque para a dobradinha dourada no goalball, o Brasil conquistou dez medalhas nesta terça-feira…
Independentemente da ocasião, as lasanhas são sempre uma ótima opção para conquistar até mesmo os…
A parceria da brasileira Luisa Stefani com a húngara Timea Babos está a uma vitória da…
O mês de novembro chega com força aos cinemas, e a primeira semana promete movimentar…
This website uses cookies.