O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta quarta-feira, 1º de outubro, que o governo estuda utilizar recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) para financiar projetos ferroviários que estejam localizados em áreas de influência de portos, as chamadas poligonais. A proposta está em fase de elaboração e deve ser apresentada à Casa Civil.
De acordo com o ministro, a medida tem como objetivo superar o histórico desafio de integração entre portos e ferrovias. “Estamos trabalhando a possibilidade de crédito do Fundo da Marinha Mercante para projetos ferroviários que estão na poligonal. Tudo isso vai fortalecer o setor portuário e o setor de navegação”, disse a jornalistas após o evento Brasil nos Trilhos, realizado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
Costa Filho destacou que o FMM já destinou quase R$ 25 bilhões em crédito para a navegação e outros R$ 10 bilhões para o setor portuário, mas ainda dispõe de recursos suficientes para apoiar também projetos ferroviários vinculados aos portos.
“É uma complementaridade muito estratégica. Precisamos da autorização para incorporar projetos ferroviários à possibilidade de acessar esse crédito”, afirmou o ministro.
Segundo ele, a iniciativa poderá estimular a expansão de ferrovias conectadas a portos brasileiros, ampliando a eficiência logística do País.
Por: Estadão Conteúdo
Por Redação O Estado de S. Paulo - 01/10/2025 17:13 Três estabelecimentos foram interditados na…
A Uber responde a 21 mil ações movidas na Justiça do Trabalho que pedem o…
A cenoura, com seu laranja vibrante e sabor naturalmente adocicado e crocante, vai muito além…
O Bureau of Economic Analysis (BEA, na sigla em inglês), agência de estatísticas dos EUA…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou em decisões publicadas nesta…
Inscrições para seleção de médicos e profissionais de saúde vão desta quarta-feira (1º/10) até o…
This website uses cookies.