Governo federal prevê conclusão de obras da COP30 às vésperas do evento


Faltando pouco menos de três meses para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém, pouco mais que um terço das instalações já estão concluídas.

O governo federal prevê que as obras sejam finalizadas até 1° de novembro, dado que a maior parte das estruturas é temporária e montada às vésperas do evento. A COP30 será realizada em uma área de 230 mil hectares no Parque da Cidade, no centro da capital do Pará.

Os trabalhos estão dentro do prazo, segundo o diretor de Infraestrutura da Secretaria Extraordinária para a COP30 da Casa Civil (Secop), Olmo Xavier, disse a jornalistas durante visita às instalações da COP.

“Como são estruturas temporárias e alugadas, a programação é para estar tudo pronto muito próximo ao início do evento. No dia 1° de novembro teremos toda a estrutura da blue zone pronta para os trabalhos iniciais”, afirmou em referência à área de 240 mil m2 oficial e restrita onde ocorrem as negociações diplomáticas e atividades organizadas pelos países e instituições participantes da COP.

Ele lembra que há áreas da blue zona que vão começar a funcionar antes mesmo da abertura da COP30, caso do credenciamento e das pré-sessões.

“Hoje temos mais de 60 mil metros quadrados de estrutura de tendas montadas de um total de 160 mil metros quadrados previstos entre blue zone e green zone”, acrescentou Xavier. A zona verde é o espaço em que a sociedade civil, instituições públicas e privadas e líderes globais promovem debates sobre as mudanças climáticas.

De acordo com Xavier, toda a área interna da COP será climatizada com sistema projetado para manutenção da temperatura em 23°C. Há previsão também de sinalização externa e interna em inglês, segundo o diretor, o que deve ficar pronto na iminência do início do evento.

Questionado sobre a estrutura da cidade para receber as delegações estrangeiras, considerando que alguns países inclusive reduziram o número de representantes diante do receio com as ocupações, Xavier afirmou que é “natural” haver aumento de demanda entre as COPs.

“A COP do Brasil não vai ser diferente, mas Belém tem condições de abrigar e receber todos os que vão participar do evento. O governo brasileiro é acostumado a fazer grandes eventos, como já realizamos a Rio 92, a Olimpíada, a Copa do Mundo, o Panamericano” acrescentou Xavier.

*A jornalista viaja a convite do Sistema OCB, que congrega a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

desaceleração de empregos em julho é bem maior do que se avaliava há apenas um mês

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, avaliou que a…

4 minutos ago

Situação atual sugere riscos negativos para emprego nos EUA, diz presidente do Fed

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, alertou para riscos…

13 minutos ago

Alcaraz lidera ranking dos 10 tenistas mais bem pagos de 2025; veja lista

Pelo segundo ano consecutivo, Carlos Alcaraz lidera a lista dos tenistas mais bem pagos do…

15 minutos ago

Unigel confirma pedido de Tutela de Urgência Cautelar, mas nega recuperação judicial

A Unigel confirmou à Comissão de Valores Mobiliários que instaurou processo de mediação e, para…

21 minutos ago

Tesla é investigada por relatórios de acidentes atrasados nos EUA

O principal órgão regulador de segurança automotiva dos EUA está investigando os diversos atrasos da…

22 minutos ago

Powell anuncia revisão do arcabouço da política monetária do Fed em Jackson Hole

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, anunciou mudanças no…

40 minutos ago

This website uses cookies.