O esporte brasileiro se prepara para enfrentar uma guerra contra o racismo. Nesta quarta-feira, o Ministério do Esporte e o Ministério da Igualdade Racial firmaram um acordo de Cooperação Técnica para intensificar o combate ao racismo no esporte em todo o País.
Uma série de ações para conscientização está prevista, assim como a formação e monitoramento da discriminação racial no ambiente esportivo, envolvendo atletas, torcedores e entidades esportivas.
A criação de um selo e prêmio para entidades esportivas antirracistas, a realização de campanhas educativas em eventos esportivos e a mobilização de torcidas organizadas para ações unificadas contra o racismo são algumas das principais iniciativas. Uma plataforma digital para monitoramento e análise de dados sobre discriminação racial no setor também é uma das metas.
“O racismo no esporte é um reflexo do racismo estrutural presente na sociedade. Com essa cooperação, queremos garantir que os espaços esportivos sejam seguros e acolhedores para todos”, afirmou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
O ministro do Esporte, André Fufuca, destacou a importância do envolvimento de todas as partes no combate à discriminação. “O esporte deve ser um espaço de união e respeito. Precisamos de políticas públicas eficazes para erradicar o racismo e promover a igualdade dentro e fora das arenas esportivas.”
Está previsto também a realização de seminários junto à Justiça Desportiva, a capacitação de agentes do setor esportivo e a produção de materiais educativos e campanhas de conscientização. Haverá também um incentivo para a inclusão de práticas antirracistas em programas esportivos governamentais.
O diálogo com mídias esportivas e mídias negras para ampliar a cobertura e a disseminação de conteúdos antirracistas no esporte são outros destaques do projeto.
A parceria também prevê a mobilização de embaixadores e porta-vozes para combater discursos de ódio e fomentar um ambiente esportivo mais inclusivo.
Nesta sexta-feira, os movimentos dos astros favorecerão transformações e momentos de introspecção. Enquanto alguns nativos…
O esperado confronto entre o Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro, e Cruzeiro, que buscava uma…
Apesar de ter saído atrás no placar, o Criciúma não se entregou e conseguiu um…
Luiz Gustavo, aos 38 anos, foi o melhor jogador da vitória do São Paulo sobre…
No jogo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, tido por muitos como uma…
Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians estreou na competição com um…
This website uses cookies.