Governo desiste de agência antimáfia e desidrata projeto contra crime organizado


O governo Lula decidiu desidratar o anteprojeto antimáfia que pretende mandar para o Congresso e excluiu do texto final a criação da Agência Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas. O órgão constava da minuta final do projeto entregue na semana passada ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

O Estadão teve acesso à versão do texto que o ministro pretendia anunciar nesta semana antes de ela ser desidratada. A reportagem apurou que a decisão de recuar da criação da agência atende à pressão da Polícia Federal, que temia que o novo órgão conflitasse com suas atividades. Havia ainda questionamentos na assessoria jurídica do ministro e políticos, com uma possível perda de autonomia do Ministério para a definição de políticas para a área.

A criação da agência era uma proposta que nasceu entre especialistas do setor e tinha entre seus principais defensores integrantes dos Ministérios Públicos especializados no combate ao crime organizado. Queriam seguir o modelo da Direção Investigativa Antimáfia, da Itália. Por fim, o ministério considerou que a criação de um novo órgão com cargos e salários seria desaconselhado em um momento de contenção de gastos do governo e de reforma administrativa.

O texto desidratado, segundo a reportagem apurou, mantém a punição de bandidos por domínio territorial e a criação de pessoas jurídicas para infiltrar em organizações criminosas. O projeto também aumenta as condenações para os integrantes dessas organizações e muda a forma de cumprimento de pena de seus líderes. Atualmente, as penas variam de 3 a 5 anos e passaram de 8 para 10 anos de prisão, sem prejuízo às demais infrações cometidas pelos bandidos.

Caso a organização seja considerada qualificada, a pena pode subir para 12 a 20 anos de prisão. O projeto também torna mais duras as penas para as organizações criminosas que agem na internet e a lavagem de dinheiro com criptoativos.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Superintendência-Geral do Cade abre processo para investigar práticas anticompetitivas da B3

Por iniciativa da Superintendência-Geral (SG), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou nesta segunda-feira,…

3 minutos ago

Repórter da ‘Record’ entra em trabalho de parto ao vivo

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 25/08/2025 16:48 Maryanne Barros, repórter do programa…

7 minutos ago

Dirigente do Fed diz que mercados monetários podem sofrer pressão no final do trimestre

A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Dallas, Lorie Logan, afirmou…

16 minutos ago

Polícia acha 125 animais em situação de maus-tratos em ONG de São Paulo

A polícia cumpriu nesta segunda-feira, 25, mandados de busca e apreensão em uma ONG de…

23 minutos ago

xAI, de Elon Musk, processa Apple e OpenAI e alega que empresas são ‘monopolistas’

A startup de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, xAI, processou a Apple e a…

24 minutos ago

Equador apreende explosivos que seriam usados em atentados na Colômbia

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 25/08/2025 16:41 O Equador apreendeu um "carregamento…

25 minutos ago

This website uses cookies.