GOIAS

Governo de Goiás alerta para aumento de mais de 50% nos casos de doenças respiratórias em crianças e adolescentes

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), unidade do Governo de Goiás referência em pediatria no Estado, alerta para o aumento dos casos de doenças respiratórias em crianças e adolescentes. Desde a segunda quinzena de fevereiro, os atendimentos já cresceram, e a expectativa é que continuem aumentando. Fora desse período, o pronto-socorro atende cerca de 3 mil crianças por mês, mas considerando os meses críticos, especialmente em março e abril, o número pode ultrapassar 4,6 mil – aumento de até 56%.

Mesmo sem participarem diretamente das festividades de carnaval, muitas crianças e adolescentes acabam expostos a vírus respiratórios trazidos por familiares que frequentaram eventos e aglomerações, contribuindo para o aumento dos casos de gripes, bronquiolites, pneumonias e infecções virais, como influenza e vírus sincicial respiratório (VSR). O aumento também eleva a gravidade dos casos, aumentando a necessidade de internações e leitos especializados.

Para garantir atendimento ágil e eficiente, o Hecad mantém uma gestão ativa dos leitos de enfermaria e UTI, assegurando que os pacientes que precisam de internação recebam suporte adequado o mais rápido possível. Para enfrentar esse cenário de alta demanda, o Hecad iniciou sua preparação ainda no final de 2024. Com planejamento estratégico bem estruturado, adotou uma série de medidas preventivas e operacionais, incluindo reforço nas escalas das equipes assistenciais, treinamentos específicos para manejo de doenças respiratórias, revisão de protocolos, ampliação da capacidade de atendimento e abastecimento contínuo de insumos essenciais.

A diretora técnico-assistencial do Hecad, Flávia Godoy, destaca que essa preparação antecipada é essencial para lidar com a demanda crescente. “Sabemos que, historicamente, esse é um período crítico, e o Hecad tem trabalhado para oferecer um atendimento de excelência com planejamento e estratégia, mesmo com o aumento expressivo no número de pacientes. Nossas equipes estão prontas para garantir um atendimento rápido e eficiente para cada criança que precisar”, afirmou.

Cuidados essenciais
O Hecad reforça a importância da prevenção e do acompanhamento médico adequado. Medidas simples podem ajudar a evitar a propagação de vírus e minimizar a gravidade dos casos. Uma delas é manter a vacinação em dia, especialmente contra a gripe e outros vírus respiratórios. A higiene frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel, reduz significativamente o risco de contaminação. Além disso, evitar locais fechados e aglomerações, principalmente nos períodos de maior transmissão, ajuda a proteger as crianças de agentes infecciosos.

Outra dica importante é cuidar da hidratação e evitar mudanças bruscas de temperatura, pois contribuem para fortalecer o organismo. Já a atenção aos primeiros sintomas, como tosse persistente, chiado no peito, febre alta ou dificuldade para respirar, é fundamental para buscar atendimento médico rapidamente e evitar agravamentos.

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

4 receitas de vegetais grelhados para o almoço ou jantar

Quando vão para a grelha, os vegetais ganham sabores intensos e surpreendentes. Além de manterem…

7 segundos ago

Tesla vê salto de 7,4% nas entregas de veículos no terceiro trimestre de 2025

A Tesla registrou entregas globais de 497.099 veículos elétricos no terceiro trimestre de 2025, um…

5 minutos ago

‘Peaky Blinders’ vai ganhar duas sequências na Netflix

A Netflix e a BBC anunciaram nesta quinta-feira, 2, duas novas séries que darão sequência…

9 minutos ago

Indústrias suspeitas de vender bebida adulterada com metanol são alvo de fiscalização da PF

Por Redação O Estado de S. Paulo - 02/10/2025 13:00 A Polícia Federal realizou nesta…

13 minutos ago

elevaremos taxas de juros se economia e preços estiverem alinhados com projeções

O vice-presidente do Banco do Japão (BoJ), Shinichi Uchida, afirmou que as taxas de juros…

14 minutos ago

Crespo e Palermo, artilheiros argentinos, duelam no comando de times que sofrem para fazer gols

Hernán Crespo e Martín Palermo, dois dos principais artilheiros da história da Argentina, passam pelo…

16 minutos ago

This website uses cookies.