Governo beneficia mais de 2 mil produtores da agricultura familiar – Portal Goiás


Com homologação do resultado final, produtores iniciam fornecimento de alimentos a partir de novembro de 2025, seguindo cronograma do PAA Goiás (Fotos: Giovanna Curado/Seapa)

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) divulgou o resultado final do Programa de Aquisição de Alimentos no Estado de Goiás (PAA Goiás).

A iniciativa, executada em parceria com a Emater Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), tem investimento total de R$ 29,9 milhões, que serão destinados à compra da produção de 2.015 agricultores familiares de 183 municípios goianos.

O PAA Goiás tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, promover a segurança alimentar e fomentar a economia rural por meio da aquisição direta de alimentos produzidos pelos agricultores, destinados a entidades socioassistenciais cadastradas na OVG e a centros de apoio, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Nesta edição, o programa recebeu 3.126 propostas pela Plataforma PAA Goiás. Após análise e ajustes no ranqueamento final, 2.015 propostas foram classificadas para fornecimento e 827 permaneceram em cadastro reserva, respeitando critérios de pontuação, ordem de prioridade e correções identificadas ao longo do processo.

Análise dos recursos

Após a divulgação do resultado preliminar, a Comissão Especial do PAA Goiás analisou 239 recursos administrativos protocolados pelos produtores. Deste total, 67 foram deferidos e 172 indeferidos, conforme os critérios estabelecidos no edital.

O procedimento garantiu a transparência e a conformidade das etapas, respeitando o princípio da ampla defesa e do contraditório.

Titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende destaca que o programa reforça o compromisso do Governo de Goiás com o fortalecimento do campo e a inclusão produtiva.

“O PAA Goiás consolida um modelo eficiente de política pública, que valoriza a produção local e leva alimentos de qualidade para quem mais precisa. A cada edição, conseguimos alcançar mais municípios e garantir que o recurso público chegue a quem realmente produz no meio rural”, afirma.

A superintendente de Produção Rural da Seapa, Patrícia Honorato, destaca a importância da etapa final do processo.

“Com o resultado final homologado, avançamos para a fase de execução, garantindo que os produtores comercializem de forma segura e que a população tenha acesso a alimentos de qualidade e de origem familiar”, afirma.

Fornecimento dos alimentos

Com a homologação do resultado final, a Seapa dará início aos procedimentos administrativos para emissão das ordens de fornecimento aos produtores classificados.

Após o recebimento dessas ordens, os agricultores estarão autorizados a realizar as entregas às entidades socioassistenciais habilitadas, conforme o cronograma de execução do projeto.

A expectativa é que o fornecimento de alimentos ocorra de forma parcelada entre novembro de 2025 e junho de 2026.

A lista completa dos produtores classificados está disponível na página institucional do Programa de Aquisição de Alimentos, no site da Seapa.

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

5 alimentos para evitar o consumo na rotina

O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados pode trazer mais malefícios ao organismo do que prazer…

48 segundos ago

Motta pautará urgência de projeto que proíbe cobrança de mala de mão por companhias aéreas

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira, 16, na rede…

4 minutos ago

Taxas de juros oscilam perto da estabilidade ante mercado cauteloso com cenário fiscal

As taxas de juros negociadas no mercado futuro iniciaram esta quinta-feira, 16, em baixa, alinhados…

5 minutos ago

Redução da pressão noturna economiza 4,9 bi de litros de água em 1 semana, diz Sabesp

A redução da pressão noturna na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) economizou 4,9 bilhões…

13 minutos ago

ANP decide que Brasil Refinarias terá que descomissionar campo na Bahia e deve sofrer processo

A Brasil Refinarias, proprietária de uma refinaria privada na Bahia, terá que descomissionar o campo…

14 minutos ago

Baleia diz que decisão do MDB sobre apoiar Tarcísio ou Lula em 2026 vai ser tomada na convenção

O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), afirmou nesta quinta-feira, 16, que…

17 minutos ago

This website uses cookies.