O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse na terça-feira (10) que Donald Trump é uma ameaça ao modo americano de viver, após o presidente enviar fuzileiros navais e a Guarda Nacional para Los Angeles com o objetivo de conter protestos contra a política migratória da Casa Branca.
O gesto de Trump, segundo Newsom, faz parte de uma “guerra” deflagrada para minar as fundações da sociedade e concentrar o poder em Washington. “A Califórnia pode ser a primeira, mas claramente isso não vai parar aqui. Outros Estados serão os próximos”, disse o governador, em um pronunciamento. “A democracia é a próxima. A democracia está sob ataque sob nossos olhos. O momento que temíamos chegou.”
“Ele Trump declarou guerra. Guerra à cultura, à história, à ciência, ao próprio conhecimento”, afirmou. “Chegou a hora de todos nós nos levantarmos.” Membro do Partido Democrata, Newsom é um potencial candidato à presidência dos Estados Unidos em 2028.
Ainda na terça, o governador da Califórnia entrou com uma ação na Justiça para impedir que militares auxiliem agentes federais de imigração durante a busca e a prisão de estrangeiros que ingressaram ilegalmente no país.
Nos últimos dias, Trump mandou para Los Angeles mais de 4 mil membros da Guarda Nacional e 700 fuzileiros navais, a despeito da oposição das autoridades da cidade e do Estado. Fonte: Associated Press.
Por: Estadão Conteúdo
Autor do único gol e herói da classificação do Palmeiras no sábado, contra o Botafogo,…
O Botafogo-SP não teve vida fácil, mas conseguiu embalar a segunda vitória seguida para sair…
A vaquinha promovida pela plataforma Voaa para o alpinista asiático Agam, que resgatou o corpo…
Rodrigo Nunes de Oliveira, de 40 anos, morreu no sábado, 28, após sofrer crise convulsiva…
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 30/06/2025 21:46 A cidade de São Paulo…
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro enviou nesta…
This website uses cookies.