Categories: Últimas Notícias

Gonet pede arquivamento de investigação de Bolsonaro por fraude em cartão de vacina


O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta quinta-feira, 27, o arquivamento do inquérito que apura a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro no esquema de falsificação de cartões de vacinação.

Na petição apresentada ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), Gonet afirmou que a Polícia Federal (PF) não apresentou “elementos que justifiquem a responsabilização” de Bolsonaro e do deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ), que também foi apontado como parte do esquema.

Bolsonaro e outras quinze pessoas foram indiciadas pela PF por supostos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos no Sistema da Ministério da Saúde. As fraudes nas carteiras de vacinação do ex-presidente e da sua filha, Laura Bolsonaro, culminaram na prisão de Mauro Cid por ter coordenado a operação.

O caso da fraude foi o primeiro indiciamento a atingir Bolsonaro, que, agora réu na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022, também responde pelo esquema de desvio e venda ilegal de joias da Presidência, conforme revelado pelo Estadão.

Ao pedir o arquivamento do caso das vacinas, Gonet argumentou que o indiciamento de Bolsonaro teria se sustentado apenas na delação premiado de Mauro Cid, que disse ter recebido ordens do antigo chefe para modificar as informações na plataforma do Sistema Único de Saúde (SUS). O procurador-geral apontou a falta de provas autônomas para sustentar a denúncia.

“Ocorre – em prejuízo da viabilidade de apresentação de acusação penal – que somente o colaborador afirmou que o Presidente lhe determinara a realização do ato”, escreveu Gonet.

A delação premiada de Cid se deu como um desdobramento direto da sua prisão no âmbito do inquérito da fraude nos cartões de vacinação. As declarações do ex-ajudante de ordens muniram esse e outros processos contra Bolsonaro, como o inquérito do golpe.

Gonet destacou a diferença entre o caso da falsificação no SUS e o da tentativa de golpe, tendo a vista a relação entre os dois processos. “A situação deste autos difere substancialmente da estampada na PET 12100, em que provas convincentes autônomas foram produzidas pela Polícia Federal, em confirmação dos relatos do colaborador”, escreveu.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Mirassol derrota Sport na Ilha do Retiro e chega a quatro vitórias seguidas no Brasileirão

Confirmando o fato de ser a sensação do Campeonato Brasileiro, o Mirassol foi até a…

5 minutos ago

Avaí vence Paysandu em Belém e complica situação do time paraense na classificação da Série B

O Paysandu vive um cenário desesperador na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite deste…

13 minutos ago

Flamengo tropeça em Fortaleza e vê o Palmeiras manter a ponta do Brasileirão

O Flamengo perdeu a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro, ao ser derrotado…

33 minutos ago

‘Eles são quilômetros mais rápidos’

Max Verstappen prevê uma corrida "difícil" neste domingo, ao largar na quinta posição no grid…

42 minutos ago

Goiás vence Criciúma em duelo direto e retorna ao G-4 da Série B

Um dos duelos mais aguardados da 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro terminou…

52 minutos ago

Luciano faz 100º gol, dá assistência de letra e comanda vitória para aliviar crise do São Paulo

O São Paulo não encontrou dificuldades para superar o Bahia no MorumBis. Construiu com naturalidade…

1 hora ago

This website uses cookies.