Goiás confirmou os dois primeiros casos de varíola dos macacos em mulher e o número de infectados subiu para 116. As informações foram divulgadas em um boletim pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) nesta segunda-feira, 15. As informações são do G1 Goiás.

Segundo a pasta, os pacientes são duas mulheres e 114 homens. Eles têm idades entre 20 e 47 anos. Além destes, outras 209 pessoas estão com a suspeita da doença e 86 casos foram descartados.

O texto da publicação continua após a publicidade

A maioria dos casos é de pacientes de Goiânia, sendo 95. Também há confirmação de casos de varíola dos macacos nas seguintes cidades: Águas Lindas de Goiás (1); Aparecida de Goiânia (13); Cidade Ocidental (2); Inhumas (1); Itaberaí (1); Luziânia (1); e Valparaíso de Goiás (2).

No boletim anterior, divulgado na sexta-feira (12), Goiás tinha 60 casos confirmados e 252 suspeitos.

Sintomas
febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Transmissão
A transmissão da varíola dos macacos ocorre:

Por contato com o vírus: com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas.

De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais.

Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;

Da mãe para o feto através da placenta;

Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;

Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo