A menos de duas semanas para a votação, atual governador e candidato à reeleição avança 9 pontos porcentuais no levantamento estimulado; vantagem sobre o segundo colocado é de 31,3 pontos

A terceira rodada da pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, contratada pelo Portal 6 e divulgada nesta terça-feira, 20, indica a tendência de reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) no 1º turno, em 2 de outubro. Caiado lidera o levantamento estimulado com 50,9% das intenções de voto e alcança 62,5% dos válidos.

O texto da publicação continua após a publicidade

O atual governador cresceu 9 pontos porcentuais na simulação estimulada, passando de 41,9%, em agosto, para 50,9%. Na primeira rodada do Instituto Paraná Pesquisas, realizada em junho, Caiado tinha 40,8%. Os números confirmam o resultado da pesquisa Serpes, divulgada pelo jornal O Popular na última sexta-feira (18/09), com liderança de Caiado com 52,4%.

No mesmo cenário, Gustavo Mendanha (Patriota) tem 19,6% das intenções de voto, em segundo lugar. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia perdeu 2,7 pontos porcentuais na comparação com agosto, quando tinha 22,3%. A menos de duas semanas da realização do 1º turno, o candidato de oposição está 31,3 pontos porcentuais atrás de Caiado, que liderou as sondagens já divulgadas sobre a sucessão estadual em Goiás.

O deputado federal Major Vitor Hugo (PL) é o terceiro nome mais lembrado com 6,9% das menções estimuladas. Na rodada anterior, o liberal marcava 8,6%. Em quarto lugar, Wolmir Amado (PT) soma 2,5%. O petista apresentou oscilação de 1,1 ponto para cima na comparação com agosto.

Cintia Dias (Psol), Edigar Diniz (Novo) e Professora Helga (PCB) têm 0,4%, cada; Professor Pantaleão, 0,2%. Brancos e nulos somam 9% e outros 9,5% não souberam ou não responderam.

A Paraná Pesquisas ouviu 1540 eleitores entre os dias 15 e 19 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo GO-09247/2022.

Votos válidos
Ronaldo Caiado tem 62,5% dos votos válidos, de acordo com o Instituto Paraná Pesquisas. Em segundo lugar, Gustavo Mendanha marca 24,1%. A vantagem do governador para o ex-prefeito é de 38,4 pontos porcentuais. Em terceiro, Major Vitor Hugo atinge 8,5%. Wolmir Amado marca 3,1%, em quarto. Os demais candidatos não chegam a 1% dos votos válidos.

Para vencer a disputa no 1º turno, o candidato precisa alcançar 50% dos votos válidos mais um. No cálculo de votos válidos, a Paraná Pesquisa excluiu os indecisos e eleitores que pretendem anular ou votar em branco. Fórmula semelhante é utilizada pela Justiça Eleitoral para a divulgação dos resultados.

Espontânea
O governador Ronaldo Caiado também lidera com ampla vantagem a sondagem espontânea da Paraná Pesquisas, quando o eleitor não recebe a cartela com os nomes dos candidatos. Caiado tem 31,7% das intenções de voto. Em segundo lugar, Gustavo Mendanha alcança 10,6%

Em terceiro, Major Vitor Hugo marca 3,8% das indicações espontâneas. Na sequência, Wolmir Amado tem 1%. Com 0,1% aparecem Cintia Dias e Professor Pantaleão. Outros nomes somam 0,3%. Os indecisos são 46,4% e 6,2% pretendem anular ou votar em branco.



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo