A vacinação em Goiás teve início nesta segunda-feira, 18, e se estenderá pelos 246 municípios goianos durante toda semana. Nesta primeira leva, foram pouco mais de 183 mil doses, como cada paciente que for se imunizar precisa de receber duas doses, isto significa que apenas 91.500 pessoas serão vacinadas.

Enquanto o Governo Federal não adquire mais does, a segunda onda da doença começa a se estender pelo país, exemplo disto é Manaus, no entanto, em Goiás, algumas cidades já começam a viver o início da temida segunda onda do novo coronavírus.

Em Aragarças, na quinta-feira, 14, a cidade chegou a ficar com 100% dos leitos destinados a tratamento de pacientes com covid-19 ocupados. Ao meio-dia do dia seguinte havia seis pessoas na fila de espera, e o pior, a maioria idosos e portadores de comorbidades, o que aumenta o risco de morte.

Catalão foi outra cidade que demostra sinais de que a segunda onda já chegou por lá. Com 100% de lotação dos leitos de UTI para Covid-19, a cidade restringiu o comércio e suspendeu eventos presenciais. Um novo decreto foi editado pela prefeitura e começou a vigorar, também na quinta, inicialmente válido por 10 dias. Segundo o novo decreto, o comércio poderá funcionar somente das 6h às 21h. A partir desse horário, todas devem fechar as portas, com exceção de unidades de saúde, postos de combustíveis e farmácias. Bares e restaurantes podem após o horário estipulado somente via sistema delivery. Além disso, o documento proíbe "eventos presenciais de quaisquer natureza" que provoquem aglomerações e propiciem a disseminação do coronavírus.

Em Ceres, a situação também não é das melhores, tanto é que a prefeitura publicou novo decreto contendo medidas de prevenção e enfrentamento à covid-19. No boletim do dia 13, por exemplo, 45 novos casos foram registrados.

Através do decreto nº 72/2021, o prefeito Edmario Barbosa declarou situação de emergência em saúde pública em Ceres, por 90 dias, em razão da pandemia, especialmente o aumento exponencial em Ceres e cidade circunvizinhas, razão pela qual deve ser mantido o isolamento social.