A campanha de vacinação contra Covid-19 em Goiás foi oficializada na tarde desta segunda-feira, 18. A cerimônia de lançamento aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Jardim Leblon, em Anápolis. A primeira dose foi aplicada pelo governador Ronaldo Caiado.

“Vocês não imaginam o tamanho da minha alegria ao vacinar, como médico que sou, a primeira goiana contra a Covid-19. Dona Maria Conceição da Silva tem 73 anos, teve a honra de ser a primeira pessoa a receber essa preciosa vacina em nosso Estado. Ela ainda terá que tomar uma segunda dose, e depois de 45 dias estará finalmente imunizada e pronta pra abraçar toda a família", esclareceu Caiado.

A primeira paciente a receber a vacina foi dona Maria Conceição da Silva, de 73 anos. Mãe de seis filhos, ela trabalhou como doméstica e também como gari. Dona Maria Conceição ficou cega de um olho, possui problemas de hipertensão e atualmente reside no Abrigo dos Velhos Professor Nicéphoro Pereira da Silva, em Anápolis.

Com o lançamento oficial da campanha, a tendência é que todos os 246 municípios goianos recebam a vacina. Ao Portal Meganésia, o Secretário Municipal de Saúde, Hisham Mohamad Hamida, disse que a Secretaria de Saúde está preparada para iniciar a vacinação tão logo as doses cheguem em Goianésia, no entanto, salientou que apenas que a Secretaria de Estado da Saúde não informou o quantitativo que será enviado para a cidade.

O Secretário informou que nesta primeira fase, seguindo orientação do Ministério da Saúde, serão vacinados os idosos dos asilos e os profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate do coronavírus. Como a pessoa que se vacinar terá que tomar uma segunda dose, até quatro semanas após ter tomado a primeira dose, o quantitativo total de doses poderá imunizar apenas 50% de pessoas, ou seja, caso venha 500 doses, apenas 250 pessoas serão vacinadas.