Em visita a cidade de Luziânia na noite desta quinta-feira, 14, o governador de Goiás Ronaldo Caiado vistoriou o Hospital de Campanha de Luziânia que deve começar a funcionar na próxima semana. A unidade recebeu 11 respiradores do Governo de Goiás e, inicialmente, terá 20 leitos de UTI. O governador explicou que tem trabalhado com celeridade para a inauguração do hospital que vai beneficiar mais de um milhão de pessoas que vivem no Entorno do Distrito Federal. “É uma região extremamente preocupante pra nós e estamos unindo esforços para combater a disseminação do vírus nessa região”, afirmou.

 O Hospital de Luziânia, segundo o governador, é a opção mais rápida para o tratamento de pessoas com a Covid-19 no Entorno do Distrito Federal enquanto o Hospital de Campanha de Águas Lindas, construído pelo governo federal, não é repassado para a administração estadual. A expectativa é de que o repasse seja realizado no próximo dia 21. “O plano b é construir uma força-tarefa, numa situação de emergência, para instalar uma equipe mínima na cidade de Luziânia, porque o Hospital de Águas Lindas não me foi nem transferido, ele é do governo federal. Lá também não temos respiradores”, disse Caiado.

 O Hospital Regional de Luziânia tem 72 leitos, além de tomógrafo e outros equipamentos. Ele foi construído pela prefeitura de Luziânia e custou R$ 8 milhões. Após Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa de Goiás, a gestão do hospital passou a ser do Estado de Goiás. Uma Organização Social (Os) vai administrar a unidade. O hospital recebeu mais de R$ 4 milhões em emendas parlamentares destinadas por deputados goianos para que fosse equipada.

Já na madrugada desta sexta-feira, 14, o vereador de Luziânia Everaldo Meireles (DEM) anunciou em suas redes sociais, por meio de nota assinada pela sua assessoria, que testou positivo para o Covid-19, assim, a Câmara Municipal suspendeu as atividades presenciais por 14 dias. Neste período, o local ficará fechado e passará por um processo de limpeza e desinfecção. O comunicado relata que ele sentiu alguns sintomas na tarde de ontem e após ir ao hospital recebeu o diagnóstico. A nota ressalta também que ele tem quadro estável e se recuperando em isolamento domiciliar. Seus parentes e assessores farão o teste.

Ao tomar conhecimento da nota, Ronaldo Caiado suspendeu sua agenda de hoje e irá se submeter ao exame de Covid-19, seguindo desta forma os protocolos de segurança, embora não tenha sentido nenhum sintoma da doença. Em nota, a assessoria de Caiado informou que assim que tiver o resultado do exame em mãos ele será anunciado.

“Diante da contaminação do vereador por Luziânia Everaldo Meireles pelo coronavírus, divulgada pela Câmara Municipal da cidade, o governador Ronaldo Caiado suspendeu sua agenda e vai se submeter ao exame de Covid-19 na tarde de hoje. É importante destacar que o vereador NÃO esteve presente na visita que o governador fez ontem ao Hospital de Luziânia. Apesar de estar bem de saúde, sem qualquer sintoma da doença, Ronaldo Caiado tomou essa atitude pra seguir os protocolos de segurança e vai anunciar o resultado do exame assim que ele tiver o resultado em mãos”.