Competição será realizada neste sábado, a partir das 7h, no Porto Maruehi. Evento segue até outubro e terá etapas no distrito de Bandeirantes, em Novas Crixás, e no distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia

O município de Aruanã, na região turística Vale do Araguaia, sedia, pela primeira vez, neste sábado, 11, a partir das 7h, o circuito de pesca “Gigantes do Araguaia”. O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), investiu R$520 mil no evento com o objetivo de fomentar o turismo de pesca esportiva no estado. A autarquia é patrocinadora do circuito desde a edição de 2022.

O texto da publicação continua após a publicidade

As atividades do Gigantes do Araguaia começam nesta sexta-feira, 10, às 19h, com apresentações culturais e premiação do concurso de redação e desenho sobre preservação do meio ambiente, envolvendo os alunos da rede pública, no Centro de Convenções de Aruanã. No sábado, a concentração do torneio será no Porto Maruehi. A cerimônia de premiação está marcada para às 20h do sábado, na Praça da Matriz, com apresentações artísticas.

A primeira fase do torneio conta com mais de 50 equipes inscritas e irá distribuir R$100 mil em prêmios. Outras etapas serão realizadas até outubro no distrito de Bandeirantes, em Novas Crixás, e no distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia. Além de movimentar a economia, a comunidade ribeirinha é beneficiada com ações sociais, como entregas de cestas básicas para populações em vulnerabilidade e campanhas educativas com alunos de rede pública municipal sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, “a atual gestão é pioneira neste sentido. “Consideramos este segmento de grande importância para consolidarmos o turismo como um ativo de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda no Estado”, avalia.

O organizador do circuito, Carlos Leite, destaca o apoio governamental na realização do evento. “A parceria com a Goiás Turismo, desde 2022, é muito importante para associarmos o turismo de pesca esportiva às políticas públicas proporcionando o desenvolvimento sustentável das comunidades”, afirma.

Serviço:
Assunto: Aruanã sedia, pela primeira vez, torneio de pesca esportiva Gigantes do Araguaia

Quando: Sexta, 10, concurso de redação e apresentações culturais, e sábado, 11, torneio de pesca esportiva e premiação dos vencedores

Onde: Centro de Convenções de Aruanã , Porto Mahueri e Praça da Matriz (encerramento)

Programação:
Sexta-feira (10/03)

Local: Centro de Convenções de Aruanã

19h - Dança “ÁGUA” – Cia WS

19h15 h - Palestra da Comando de Operações do Cerrado

19h40 - Palestra “Peixe Vivo Vale Mais”

20h - Dança “Indígena” – Cia de WS

20h10 - Premiação do concurso de redação e desenho

20h15 - Apresentação “Denúncia de Pesca Predatória” - Aplicativo PesqueJá

20h30 - Apresentação técnica do Regulamento

Exposição de Barcos e Motores no estacionamento do Centro de Convenções

Sábado (11/03)

Local: Porto Maruehi (Porto dos Índios)

07h - Concentração

07h30 - Largada (por ordem de inscrição)

18 h - Validação dos vídeos com os fiscais de prova

Local: Praça da Matriz

19h - Show com artista local

20 h - Cerimônia de Premiação



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo