A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início à programação do mês dedicado à conscientização e controle do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, em solenidade realizada nesta segunda-feira (6/10), em Goiânia, com apresentação do Protocolo e Linha de Cuidado do Goiás Todo Rosa.
O novo protocolo tem como objetivo organizar e qualificar a rede de atenção oncológica, garantindo diagnóstico precoce, tratamento ágil e redução da mortalidade entre mulheres goianas.
A ação soma-se ao fortalecimento do programa após a assinatura de termo de cooperação com o Instituto Natura, realizada em setembro, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A parceria garante apoio técnico e estratégico para ampliar o alcance do Goiás Todo Rosa em todas as regiões do estado.
“Estamos contentes em lançarmos, no Outubro Rosa, essa linha de cuidado que é exatamente para oferecer o cuidado integral a todas as mulheres, com a prevenção do câncer de mama. Temos capacitado mais de mil profissionais em todo o estado, ou seja, já colorimos todas as regiões, trabalhando com um painel genético, onde fazemos a investigação para saber se alguma mulher herdou o câncer de mama, a tempo de prevenir”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos.
“A importância disso é o grau de antecipação, esse avanço de fazer o diagnóstico por meio de um rastreamento genético e, havendo a probabilidade de desenvolver o câncer, permitir medidas para que ele não ocorra. A mulher vai ter acesso à cirurgia que chamamos redutora de risco, que é a mesma feita pela atriz Angelina Jolie, além de outras medidas possíveis por meio do aconselhamento genético realizado nesse processo”, reforçou a líder de Saúde das Mulheres do Instituto Natura, Mariana Lourencinho.
Criado em 2023, a partir de convênio entre a SES e a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Goiás Todo Rosa foi o primeiro programa estadual a disponibilizar no Sistema Único de Saúde (SUS) o painel genético para câncer de mama e ovário hereditário.
Até agosto de 2025, foram realizados 571 exames genéticos, com 81 casos positivos identificados, permitindo estratégias personalizadas de prevenção e tratamento.
De acordo com a reitora da UFG, Angelita Pereira, o convênio com a SES permitiu ofertar à população uma pesquisa com resultados e, agora, oferecer pelo SUS essa possibilidade de prevenção.
“Mais de quinhentas mulheres fizeram o exame e 33% tiveram positividade, podendo seguir com tratamento preventivo”, destacou.
O Outubro Rosa já é conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama, que é a principal causa de morte entre mulheres no Brasil e representa um desafio também em Goiás. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2023 e 2025 o estado contabilizou 3.397 casos da doença, sendo 1.594 em 2023, 1.270 em 2024 e 533 em 2025, este último ainda com números preliminares. No mesmo período, 1.717 mulheres perderam a vida em decorrência do câncer de mama.
Estudos da Sociedade Brasileira de Mastologia mostram que o diagnóstico precoce pode reduzir a mortalidade em até 45%, reforçando a importância do rastreamento. Goiás dispõe de 123 aparelhos de mamografia pelo SUS e segue a recomendação do Ministério da Saúde para realização do exame a cada dois anos em mulheres de 40 a 74 anos. Em 2023, foram realizados 113.855 exames; em 2024, 107.697; e, em 2025, até agosto, 61.608.
Durante todo o mês de outubro, a SES reforça o alerta sobre a importância da prevenção, com a realização do exame de mamografia, e segue com uma programação que atinge todas as unidades estaduais de saúde.
De 13 a 17 de outubro será realizada a Semana da Mobilização, com ações de orientação sobre prevenção e diagnóstico precoce. No dia 15, o chamado “Dia R”, servidores e comunidade são convidados a usar roupas rosas em apoio à campanha.
Durante essa semana, todas as policlínicas estaduais estarão com as portas abertas para realização dos exames de mamografia. As unidades estarão preparadas para atender tanto os exames já agendados quanto os realizados por demanda espontânea. Já no dia 23, às 8h30, será realizado um encontro sobre a importância do rastreamento do câncer de mama na Atenção Primária à Saúde, no Hotel K, em Goiânia.
Durante todo o mês, prédios públicos em Goiás estarão iluminados de rosa para reforçar a mensagem da prevenção. A SES reforça a necessidade de prevenção, com a realização de exames para diagnóstico em tempo oportuno, rastreamento de casos suspeitos e tratamento do câncer de mama, disponíveis pelo Sistema Único de Saúde.
Leia mais:
Estudo da Saúde revela desafios no combate ao câncer em Goiás
Secretaria da Saúde – Governo de Goiás
Uma ação integrada entre a Força Tática (CB Vieira, CB Vinícius, SD V. Fernando) do…
A Palantir Technologies rejeitou, em comunicado enviado ao Wall Street Journal, as alegações de que…
Prepare a pipoca e reserve um tempo na agenda, pois, nesta semana, o catálogo da…
Para muitos profissionais, manter a saúde mental e o equilíbrio pessoal tem se tornado mais…
O técnico italiano Carlo Ancelotti comandou nesta segunda-feira (6) em Goyang (Coreia do Sul) o…
As exportações de produtos brasileiros para os Estados Unidos caíram 20,3% em setembro (totalizando US$…
This website uses cookies.