Goiás tem mais que o dobro de UTIs de “Alta Conformidade” em relação ao ano passado – Portal Goiás


Dez hospitais estaduais receberam certificação de alta conformidade em suas Unidades de Terapia Intensiva (Fotos: SES)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), certificou unidades de saúde que participaram da Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, ao cumprir critérios rigorosos, obtiveram a classificação de “Alta Conformidade”.

A avaliação, que é voluntária e realizada anualmente pela Anvisa, mostra que Goiás apresentou 31 Serviços de Saúde com Unidade de Terapia Intensa (UTI), entre hospitais municipais, filantrópicos, privados e estaduais, classificados como em Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente de 2024, o que corresponde a 39%.

A avaliação considera 21 indicadores de estrutura e processo que garantem a qualidade e segurança do paciente. A meta proposta no Plano Integrado da Anvisa é de 10%. Em 2024, 15,7% das UTIs foram classificadas como de alta conformidade no estado.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, determinou durante a cerimônia de entrega dos certificados para as unidades que, a partir do próximo ano, todos os hospitais estaduais participem obrigatoriamente da Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, que até então era por adesão.

“Estamos descentralizando o atendimento para o cidadão com a regionalização da saúde e ao mesmo tempo elevando a qualidade do atendimento na ponta. Temos que criar leitos que façam a diferença na vida das pessoas”, explica Rasível.

O estado obteve 88% de adesão das unidades à Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, superando a meta de 85% da Anvisa. Goiás contou com 90 serviços de saúde com UTI em funcionamento por um período igual ou superior a 10 meses, sendo que destes, 79 serviços participaram da avaliação nacional.

Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde em Goiás, Flúvia Amorim, a premiação mostra que é possível para as unidades de saúde alcançarem a excelência, e comemora a determinação do secretário da participação das unidades estaduais na avaliação.

“Precisamos ampliar ainda mais a alta conformidade e as boas práticas para outras instituições. Já dobramos do ano passado para esse, agora precisamos de mais participação. Isso traz mais qualidade para a assistência do paciente em nosso estado”, ressalta Flúvia.

A cerimônia de certificação foi realizada no último dia 3 de junho e teve como objetivo reconhecer os serviços de saúde que ficaram em Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente nos serviços com leitos de UTI no estado de Goiás em 2024 e divulgar a Avaliação Nacional das Prática de Segurança do Paciente de 2025.

O evento contou com a participação de diretores dos serviços de saúde com UTI, representantes dos núcleos de segurança do paciente dos hospitais com UTI e dos serviços de hemodiálise.

Avaliação nacional

A avaliação considera 21 indicadores de estrutura e processo que garantem a qualidade e segurança do paciente (Foto: SES)

A Anvisa promove anualmente, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP VISA dos estados e Distrito Federal) do país, a “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva (desde 2016) e para serviços de diálise (desde 2022).

Esta iniciativa está apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, consistindo em uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança. A ação enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde. O objetivo é diminuir riscos ocasionados por prestação de serviço de saúde nestas instituições.

O instrumento para os hospitais com leitos de UTI avalia 21 indicadores de estrutura e processo e, para serviços de diálise,18 indicadores. Todos são baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 36/2013, que institui as ações de segurança do paciente em serviços de saúde e em outras normativas federais.

Saiba mais

Ipasgo Saúde discute revisão de contratos com prestadores de serviços

Aplicativo de transporte de pacientes do HGG alcança 95,2% de satisfação

“Goianésia dá exemplo de inclusão e acolhimento”, afirma Daniel Vilela

Dener Rafael

Recent Posts

Bolsas da Ásia fecham em baixa, após perdas generalizadas em Wall Street

Por Sergio CaldasSão Paulo, 08/10/2025 - As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira, um…

7 minutos ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 08/10/2025

Nesta quarta-feira, o movimento dos astros trará uma combinação de intensidade emocional e instabilidade na…

5 horas ago

Procuradoria do STJD pede suspensão de cartões a jogadores do Grêmio contra Red Bull Bragantino

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pediu ao Tribunal que suspenda os…

5 horas ago

Botafogo marca no fim, volta a vencer depois de 6 jogos e afunda o Paysandu na lanterna

No confronto direto dentro da zona de rebaixamento pela 31ª rodada Série B do Campeonato…

6 horas ago

Cristiano Ronaldo descarta aposentadoria mesmo com pressão da família

Cristiano Ronaldo foi homenageado mais uma vez nesta terça-feira ao receber o Prêmio Prestígio na…

6 horas ago

This website uses cookies.