O Goiás Social, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), inaugurou na última quarta-feira (14/01) um novo laboratório para cursos de tecnologia no Residencial JK, na Região Noroeste de Goiânia.
O laboratório do programa Sukatech foi construído como parte do projeto Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida, da organização Gerando Falcões, inédito no Centro-Oeste e implantado no estado em parceria com o Governo de Goiás.
Chamado de JK Lab, o laboratório será um espaço de acesso à informação, tecnologia e qualificação profissional que atenderá mais de 600 moradores do bairro, oferecendo tecnologia gratuita e de qualidade para a comunidade, além de capacitações, como pacote Office, internet, manutenção de computadores, marketing, entre outras.
O primeiro curso, com foco em Excel, está previsto para o início de fevereiro.
“Estamos fazendo parte de uma revolução que vai acontecer aqui, em parceria com a Gerando Falcões, que é referência no mundo”.
“Vamos transformar a comunidade e ficamos felizes que o primeiro passo esteja sendo dado com tecnologia, preparando crianças, jovens, adultos e idosos para que saiam da pobreza”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
Os equipamentos do laboratório foram disponibilizados pelo programa Sukatech, iniciativa do Goiás Social que recupera resíduos eletrônicos, transformando-os em novas oportunidades de aprendizagem, qualificação profissional e acesso à tecnologia para a população.
O espaço ainda contará com outras ações do Governo de Goiás, como:
Além da formação técnica, o Favela 3D também conta com uma coordenação de geração de renda, responsável por articular parcerias com empresas e ampliar o acesso da comunidade a oportunidades de emprego, alinhadas às qualificações oferecidas no espaço.
Envolvendo também a Prefeitura de Goiânia e outros parceiros, o projeto terá duração de dois anos, com foco em transformação social integrada no bairro por meio de ações de:
“Essas primeiras entregas em Goiás representam o início concreto da transformação sistêmica que queremos promover no bairro JK”.
“O Favela 3D nasceu para romper ciclos históricos de pobreza e garantir dignidade aos moradores das favelas brasileiras, a partir de soluções integradas, cocriadas com a comunidade e para a comunidade”, destaca o CEO e fundador da Gerando Falcões, Edu Lyra.
Programa Decolagem
Outra frente em andamento é o programa Decolagem, que já atende 150 famílias. A iniciativa é baseada na trilha individualizada, com escuta ativa, diagnóstico das necessidades e construção conjunta de metas que promovam empoderamento e melhoria real das condições de vida.
O processo começa com conversas aprofundadas entre mentores e as famílias. As informações são registradas em um aplicativo próprio do programa, formando uma base de dados em tempo real que acelera a emancipação social.
A jornada de metas envolve áreas como saúde, educação, autonomia da mulher e geração de renda. Como parte das entregas iniciais do projeto, também foi inaugurada a sede comunitária do Favela 3D, que funcionará como espaço de trabalho da equipe e ponto de apoio para os moradores.
No local, serão realizados atendimentos psicossociais, encaminhamentos para órgãos públicos e orientações para garantia de direitos do cidadão.
Neste domingo (18), a Prefeitura de Botucatu, no interior paulista, vai dar início a uma…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da 12ª Delegacia Distrital de Polícia de Goiânia…
Equipes da Agrodefesa acompanham Expedição Safra Goiás, considerado maior levantamento da produção agrícola no estado…
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Proteção Animal de Goiânia –…
O Corpo de Bombeiros Militar de Goianésia atendeu sete ocorrências nas últimas 24 horas, conforme…
Daniel Vilela anuncia Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal de Goiás, que prevê medidas para…
This website uses cookies.