O Goiás Social, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), oferece 360 vagas para o curso gratuito de inclusão digital destinado a pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade social.
As inscrições para o programa Cidadão Tech 60+ podem ser feitas até 17 de agosto, pelo link abre.go.gov.br/cidadaotech60 ou nos locais destinados às inscrições nos 11 municípios onde haverá aulas.
A lista completa dos endereços pode ser acessada pelo site goias.gov.br/inovacao. Dúvidas podem ser tiradas pelo WhatsApp 61 3559-1111.
O curso é oferecido em:
São 60 vagas para a capital e 30 vagas para cada uma das outras cidades. As aulas terão início a partir do dia 18 de agosto. Todos os cursos são gratuitos.
“Esse público é um dos principais afetados pelos serviços públicos que são totalmente digitais ou híbridos, mas, em Goiás, provamos que a tecnologia é para todos”, afirma José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás.
O programa faz parte da estratégia de transformação digital do Governo de Goiás e tem o objetivo de promover a cidadania digital no estado, oportunizando o letramento digital e o uso seguro de tecnologias digitais para a população com mais de 60 anos de idade.
O curso tem 60 horas de carga horária, em que os alunos aprendem a manusear aplicativos bancários, de transporte, de localização; conteúdos sobre questões de segurança na rede e como se proteger de golpes na internet, além de redes sociais.
Desde seu início, em 2024, o programa Cidadão Tech 60+ já formou mais de 300 idosos, tornando a inclusão digital uma realidade para esta faixa etária.
“Tinha muita vontade de mexer com computador e com celular, mas não achava quem ensinasse. Quando comecei o curso, achei bom demais, porque agora não tenho mais medo do computador e me sinto mais segura para fazer as coisas”, afirma Tânia Blanco Nunes, de 67 anos, que concluiu o curso ano passado.
Neste ano, outros 700 idosos devem ser formados.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados na última quinta-feira (24/07) pelo IBGE, mostram que Goiás é líder nacional no acesso à internet por idosos. Em 2024, 77,3% da população com mais 60 anos de idade já utilizavam a rede, contra 69,8% na média nacional. O percentual, que faz parte do levantamento feito ao longo do quarto trimestre de cada ano, cresceu 3,6 vezes nos últimos oito anos.
Escolas do Futuro abrem inscrições para cursos técnicos EaD
Escolas do Futuro têm 715 vagas para cursos gratuitos de tecnologia e artes
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Governo de Goiás
A participação do tênis brasileiro no Canadá esta semana não foi boa. Ao menos em…
A nota enviada anteriormente contém um erro no lide. O técnico do Brasil não é…
A seleção brasileira feminina garantiu vaga na final da Copa América, nesta terça-feira, ao derrotar…
O Grêmio deu um importante passo para reagir no Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, venceu o…
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 29/07/2025 22:44 A Polícia Federal em São…
Confirmando sua reação, o Criciúma terminou o primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro…
This website uses cookies.