Goiás Social abre 360 vagas para curso gratuito de inclusão digital para idosos – Portal Goiás


Cursos gratuitos oferecem aos idosos a oportunidade de aprender utilizar aplicativos bancários, de transporte e localização, entre outros (Fotos: André Bianchi)

O Goiás Social, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), oferece 360 vagas para o curso gratuito de inclusão digital destinado a pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições para o programa Cidadão Tech 60+ podem ser feitas até 17 de agosto, pelo link abre.go.gov.br/cidadaotech60 ou nos locais destinados às inscrições nos 11 municípios onde haverá aulas.

A lista completa dos endereços pode ser acessada pelo site goias.gov.br/inovacao. Dúvidas podem ser tiradas pelo WhatsApp 61 3559-1111.

O curso é oferecido em:

  • Goiânia,
  • Aparecida de Goiânia,
  • Aporé,
  • Catalão,
  • Cristalina,
  • Jaraguá,
  • Jussara,
  • Mineiros,
  • Santo Antônio do Descoberto,
  • Senador Canedo
  • Rio Verde.

São 60 vagas para a capital e 30 vagas para cada uma das outras cidades. As aulas terão início a partir do dia 18 de agosto. Todos os cursos são gratuitos.

“Esse público é um dos principais afetados pelos serviços públicos que são totalmente digitais ou híbridos, mas, em Goiás, provamos que a tecnologia é para todos”, afirma José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás.

O programa faz parte da estratégia de transformação digital do Governo de Goiás e tem o objetivo de promover a cidadania digital no estado, oportunizando o letramento digital e o uso seguro de tecnologias digitais para a população com mais de 60 anos de idade.

O curso tem 60 horas de carga horária, em que os alunos aprendem a manusear aplicativos bancários, de transporte, de localização; conteúdos sobre questões de segurança na rede e como se proteger de golpes na internet, além de redes sociais.

“Agora não tenho mais medo do computador e me sinto mais segura para fazer as coisas”, afirma Tânia Blanco Nunes, de 67 anos, que concluiu o curso ano passado (Foto: André Bianchi)

Líder

Desde seu início, em 2024, o programa Cidadão Tech 60+ já formou mais de 300 idosos, tornando a inclusão digital uma realidade para esta faixa etária.

“Tinha muita vontade de mexer com computador e com celular, mas não achava quem ensinasse. Quando comecei o curso, achei bom demais, porque agora não tenho mais medo do computador e me sinto mais segura para fazer as coisas”, afirma Tânia Blanco Nunes, de 67 anos, que concluiu o curso ano passado.

Neste ano, outros 700 idosos devem ser formados.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados na última quinta-feira (24/07) pelo IBGE, mostram que Goiás é líder nacional no acesso à internet por idosos. Em 2024, 77,3% da população com mais 60 anos de idade já utilizavam a rede, contra 69,8% na média nacional. O percentual, que faz parte do levantamento feito ao longo do quarto trimestre de cada ano, cresceu 3,6 vezes nos últimos oito anos.

Saiba mais

Escolas do Futuro abrem inscrições para cursos técnicos EaD

Escolas do Futuro têm 715 vagas para cursos gratuitos de tecnologia e artes

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Parapan de Jovens: Brasil garante dobradinha dourada no goalball

Com destaque para a dobradinha dourada no goalball, o Brasil conquistou dez medalhas nesta terça-feira…

2 horas ago

7 receitas de lasanha vegana para o jantar

Independentemente da ocasião, as lasanhas são sempre uma ótima opção para conquistar até mesmo os…

4 horas ago

Stefani e Babos vencem russas e se aproximam da semi do WTA Finals

A parceria da brasileira Luisa Stefani com a húngara Timea Babos está a uma vitória da…

4 horas ago

4 filmes que chegam ao cinema nesta semana de novembro

O mês de novembro chega com força aos cinemas, e a primeira semana promete movimentar…

4 horas ago

Polícia Civil prende suspeito de praticar violência contra idoso em Rio Verde – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam)…

5 horas ago

Veja como o Sol em Escorpião e a Lua em Touro vão influenciar a sua vida

O Sol e a Lua exercem papéis fundamentais em nossas experiências astrológicas, mas suas influências…

5 horas ago

This website uses cookies.