Com 14 mil alunos atendidos em mais de 100 municípios, Governo de Goiás transforma o esporte em política pública permanente e amplia oportunidades para jovens goianos
Mais de 10 mil atletas participam da 4ª edição da Copa Construindo Campeões, o dobro da edição anterior, reflexo da expansão do programa que hoje alcança 14 mil alunos em todo o Estado. Neste sábado (4/10), ao participar do evento, no Estádio Serra Dourada, o vice-governador Daniel Vilela destacou que o projeto representa uma das ações mais abrangentes do Governo de Goiás voltadas à juventude e à formação de valores.
“É preciso aqui reconhecer o papel do nosso governo, do governador Ronaldo Caiado, que quando recebeu o governo sequer a Secretaria de Esporte existia. Hoje, nós temos uma série de programas que dão oportunidade para crianças e adolescentes desenvolverem suas habilidades e, principalmente, ajudarem na formação de tantos jovens por esse Estado”, afirmou Daniel.
O vice-governador ressaltou que o esporte é um instrumento de transformação. “A gente sabe que muitos deles não vão se tornar atletas de alto desempenho, mas têm, por meio do esporte, a oportunidade de desenvolver habilidades, buscar uma vida mais saudável e despertar sentimentos importantes na formação deles, como a determinação e a resiliência”, frisou.
Ele também completou que o programa é pioneiro no cenário nacional. “Nenhum estado tem a quantidade e o investimento que nós temos nesse programa, e com certeza seguiremos ampliando e fazendo de Goiás também o Estado do esporte”, apontou.
Criado em 2019, o Construindo Campeões oferece aulas gratuitas de artes marciais para alunos da rede pública e famílias de baixa renda. Desde o início, o Governo de Goiás já destinou R$ 9 milhões ao programa, e a previsão para 2025 é de novos R$ 7 milhões em investimentos.
O secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, reforçou a responsabilidade com o uso dos recursos públicos. “É um Governo sério, transparente e que cuida do dinheiro público com responsabilidade. Esse recurso se transforma em investimento para esses jovens. É uma honra fazer parte do Governo de inclusão social mais atuante que esse país já viu”.
Formação e inclusão
Entre os atletas participantes, a boxeadora Laila Borges Coimbra, de 16 anos, afirmou que a bolsa esportiva tem impacto direto em sua rotina. “A bolsa ajuda bastante e faz diferença para mim e para muitos outros participantes.” Já Sales de Assis, de 15 anos, lutador de sandá (arte marcial chinesa), destacou o benefício: “É muito importante para incentivar os jovens, muitos não têm condição de viajar para competir ou praticar algum esporte”.
Fotos: André Saddi
Legenda: Ao lado de jovens atletas, Daniel Vilela reforça no Serra Dourada o compromisso do Governo de Goiás com o esporte e a cidadania
Vice-Governadoria – Governo de Goiás
Fonte: Ascom Vice Governadoria
Projeto, que terá início em 07 de fevereiro, financia blocos de rua, festas populares e…
Inscrições do ProBem estão abertas até dia 23 de janeiro. Programa beneficia estudantes cadastrados no…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Barro Alto, prendeu…
O prefeito de Goianésia, Renato de Castro, participou na tarde desta segunda-feira, 12, em Goiânia,…
Em agosto de 2025, o Senado aprovou três nomes para a diretoria colegiada da Agência…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira, 12, o uso do medicamento…
This website uses cookies.