Para valorizar a produção rural goiana e estreitar a relação entre o campo e o consumidor, a Emater Goiás lançou nesta quinta-feira (08/05) o Selo de Produtor Assistido, que reconhece a qualidade e a origem dos produtos cultivados com apoio técnico da instituição.
A cerimônia de lançamento foi realizada nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), em Goiânia, com a presença do secretário de Agricultura, Pedro Leonardo, presidente da Ceasa, Carlão da Fox, do presidente da Emater, Rafael Gouveia, do presidente da Agrodefesa, José Caixeta, além de representantes da Uniap, Comphego e produtores cadastrados junto à central.
O selo identifica alimentos e produtos artesanais desenvolvidos por produtores acompanhados pela Emater, reforçando o compromisso com uma produção sustentável, segura e confiável. Para a Emater, trata-se de uma forma de valorizar o trabalho no campo e evidenciar ao consumidor a procedência dos alimentos que chegam à sua mesa.
Segundo o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, o selo representa mais do que uma marca de origem: é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido no campo, tanto pela pela instituição quanto pelos produtores.
“Além de identificar os produtos, vamos valorizar o esforço de homens e mulheres do meio rural e reforçar o compromisso da Emater em oferecer assistência técnica qualificada aos produtores goianos”, destaca.
O presidente da Ceasa-GO, Carlão da Fox, fez questão de ressaltar a importância da parceria com a Emater e celebrou a conquista de 10 selos por produtores da Ceasa, o que demonstra a preocupação constante da central com a qualidade dos produtos comercializados no entreposto.
A iniciativa permite identificar produtos cultivados e desenvolvidos por produtores acompanhados pelos técnicos da Emater em todo o estado. O selo é gratuito e pode ser aplicado em itens como hortifrutis, frutas, verduras, sucos, queijos, geleias, doces, cafés, bebidas artesanais e artesanatos produzidos por famílias rurais goianas.
A criação do selo atende à crescente demanda dos consumidores por alimentos de origem confiável e produção sustentável. Ao mesmo tempo, fortalece o vínculo entre quem produz e quem consome, gerando mais transparência e valorização dos produtores rurais.
Para receber o Selo de Produtor Assistido, o produtor deve:
* Ter o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo;
* Estar assistido pela Emater Goiás;
* Informar os produtos da propriedade que irão receber a certificação.
Após análise técnica, será emitido um documento com o número de registro e a lista de produtos autorizados a utilizar o selo, que terá validade de três anos. A Emater também fornecerá a arte digital para ser incluída nas embalagens, etiquetas ou rótulos dos alimentos ou produtos.
A Emater Goiás desempenha papel essencial no desenvolvimento rural do estado. A instituição oferece assistência técnica e extensão rural em diversas áreas, como agricultura, pecuária, fruticultura, gestão, finanças e empreendedorismo rural.
O trabalho busca melhorar a produção, aumentar a renda e promover a inclusão social de milhares de famílias no campo.
Produtores de Formosa conquistam o mercado com apoio da Emater
Queijaria WM conquista Selo Arte para o Cabacinha
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) – Governo de Goiás
O Santos voltou a decepcionar no Campeonato Brasileiro. Em mais uma atuação sem brilho, o…
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, disse, neste domingo, 5, que a abstenção…
A Síria realizou as suas primeiras eleições parlamentares neste domingo, 05, quase um ano após…
O presidente do São Paulo, Julio Casares, passou alguns minutos no telefone com o presidente…
Estevão Ciavatta, marido de Regina Casé, relembra ao Fantástico deste domingo, 5, os problemas de…
O novo primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, nomeou seu governo neste domingo, 05, trazendo de volta…
This website uses cookies.