Goiás intensifica ações de prevenção e combate às queimadas – Portal Goiás


Ponto de partida da mobilização é o lançamento, neste mês de julho, de campanha de conscientização voltada a informar e sensibilizar a população (Arte: Secom-GO)

Com a chegada da estação seca, considerada o período mais crítico para a ocorrência de queimadas, o Governo de Goiás intensifica as ações de prevenção e combate a incêndios por meio de uma força-tarefa composta por diversos órgãos e unidades. O ponto de partida dessa mobilização é o lançamento, neste mês de julho, de uma campanha de conscientização voltada a informar e sensibilizar a população.

Utilizando o slogan Queimadas: uma hora chegam até você, a campanha adota estratégias de divulgação em mídias tradicionais, como jornais e televisão, e também digitais, como redes sociais. As peças publicitárias trazem personagens feitos de palito de fósforo — um dos principais causadores do fogo. Painéis instalados próximos a escolas e hospitais exibem a imagem de um grande fósforo queimado, com emissão de fumaça cenográfica.

Os materiais destacam as consequências negativas das queimadas nas áreas de educação, saúde e economia, com base em notícias veiculadas pela imprensa. As manchetes relembram que, em 2024, a fumaça provocou aumento nas internações por problemas respiratórios e levou à suspensão de aulas em diversas escolas. Na economia, o prejuízo foi estimado em R$ 1,5 bilhão.

“De forma simples e visualmente impactante, mostramos que o fogo no Cerrado não é apenas um problema distante, mas uma ameaça real, que afeta diretamente nossas vidas”, explica o superintendente de Publicidade da Secretaria de Comunicação de Goiás (Secom-GO), Bruno Farias.

Ele destaca que a campanha tem como objetivo convocar os cidadãos a agir em defesa da preservação do bioma nas próximas décadas.

Cerrado Vivo

O Governo de Goiás também executa a Operação Cerrado Vivo 2025, coordenada pelo Corpo de Bombeiros. A ação mobiliza efetivo, viaturas e equipamentos para a prevenção e o combate a incêndios florestais durante o período de estiagem. Entre os reforços deste ano, destaca-se a utilização da nova Unidade Tática Florestal (UTF) — ideal para áreas de difícil acesso — e o uso de drones no monitoramento e apoio tático em campo.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por sua vez, atua com ações de monitoramento, fiscalização e contratação de brigadistas. Os órgãos estaduais contam também com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), secretarias municipais do Meio Ambiente, sindicatos, associações e produtores rurais.

Essa articulação é fundamental para o funcionamento do Comitê Estadual de Gestão de Incêndios Florestais (Cefig), instituído em julho de 2024 pelo governador Ronaldo Caiado (Decreto nº 10.503). Além do Corpo de Bombeiros e da Semad, o grupo reúne representantes das secretarias da Educação (Seduc), Comunicação (Secom), Saúde (SES), Agrodefesa, Goinfra e Segurança Pública.

Números

Segundo o Relatório Consolidado de Incêndios Florestais de 2024, elaborado pela Semad, o fogo consumiu quase 449 mil hectares no estado no ano passado, com destaque para os municípios de Formosa, Mineiros, Rio Verde e Jataí. O relatório aponta que 51,7% dos focos ocorreram em áreas de produção agropecuária.

Saiba mais

Plano de Prevenção de Desmatamento, Queimadas e Incêndios abre consulta pública

Goiás amplia discussão sobre ações preventivas às queimadas

Secretaria de Comunicação (Secom) – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

PIB sente impacto dos juros altos mas ainda pressiona o BC

Por Eduardo Laguna, Francisco Carlos de Assis, Daniel Tozzi e Gustavo Nicoletta - 06/09/2025 08:30…

13 minutos ago

Católicos LGBT fazem peregrinação a Roma e comemoram legado de acolhimento de Francisco

Por Redação O Estado de S. Paulo - 06/09/2025 08:28 Centenas de católicos LGBT e…

14 minutos ago

Taylor Swift frustra brasileiros e não aparece no jogo do noivo Travis Kelce em SP

Contrariando expectativas, Taylor Swift não apareceu no jogo do noivo, Travis Kelce, que aconteceu na…

36 minutos ago

Polícia conclui inquérito sobre desaparecimento de aluna trans da Unesp; veja o que se sabe

A Polícia Civil de São Paulo concluiu, nesta quinta-feira, 4, o inquérito sobre o desaparecimento…

42 minutos ago

Trump assina ordem executiva que modifica escopo de tarifas recíprocas; entenda

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva modificando o escopo das…

43 minutos ago

This website uses cookies.