Categories: BRASIL

GOIÁS: estado registra 74,9 mil casos prováveis e 39 óbitos por dengue em 2025

Goiás já registrou 74.915 casos prováveis de dengue, em 2025, mostram dados do Ministério da Saúde. No período, foi registrado 39 óbitos em decorrência da doença.

Diante disso, autoridades de saúde e a população precisam continuar mobilizadas na prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue e atentos aos sintomas da dengue.

É o que ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior. 

“Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se tem criadouros potenciais do mosquito aedes aegypti, para que quando retornarem as chuvas e outras condições mais favoráveis à transmissão da doença, nós tenhamos baixa infestação e, portanto, menor possibilidade de ocorrência de epidemias.”

De olho nos municípios com alta transmissão da dengue ou número de casos em ascensão em 2025, o Ministério da Saúde realiza ações de enfrentamento em 17 cidades goianas. Desde que ativou o Centro de Operações de Emergências para Dengue e outras arboviroses, o Ministério intensificou as ações para conter o avanço da dengue no estado, além de garantir atendimento adequado à população nos municípios mais afetados.
    
A campanha nacional contra a dengue realizada pelo Ministério da Saúde reforça: estar atento aos sintomas que o corpo emite é essencial para uma resposta rápida e eficaz. O atendimento de um profissional de saúde logo após o surgimento dos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a dengue se agrave.

A médica infectologista do Hospital Estadual de Doenças Tropicais (HDT), Marina Roriz, de Goiânia (GO), reforça que ao apresentar suspeita de dengue o médico já deve ser procurado.

“Caso perceba os sintomas, tenha uma desconfiança do quadro da dengue, procure atendimento médico, tanto para fazer diagnóstico quanto para iniciar o seguimento. A gente geralmente recomenda que sejam feitos hemogramas a cada dois dias aproximadamente e para fazer o repouso e hidratação oral, que é o tratamento que a gente tem para essa doença.”

Atenção: se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo são sintomas de dengue. Percebeu os sintomas? Beba bastante água, não tome remédios por conta própria e procure um serviço de saúde mais próximo.

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Brasil 61

Recent Posts

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou, nesta quinta-feira (12), um investimento de R$ 131,9 milhões para recuperar…

4 horas ago

Caderno de Tendências do Sebrae Goiás é destaque na programação da 1ª Paradinha da Inovação | ASN Goiás

A 1ª edição da Paradinha da Inovação reuniu, na tarde de terça-feira 10, no Senai…

7 horas ago

Curso gratuito de introdução à robótica abre mais de 900 em Goiás – Portal Goiás

O Goiás Social abre inscrições para o curso gratuito de Introdução à Robótica e Programação,…

10 horas ago

Comerciantes de Goianésia projetam aumento nas vendas durante o Carnaval

Além de ser um dos maiores eventos festivos do ano, o Carnaval de Goianésia também…

11 horas ago

Restaurante do Bem é inaugurado em Inhumas – Portal Goiás

O Goiás Social e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) inauguraram, nesta quinta-feira (12/02),…

11 horas ago

Carnaval: governo reforça uso de camisinha para prevenção de doenças

Diante da proximidade do carnaval, o Ministério da Saúde reforçou a importância do uso de…

16 horas ago

This website uses cookies.