Goiás é oficialmente zona livre de febre aftosa sem vacinação – Portal Goiás


Gestores e técnicos goianos celebram conquista em Paris. Reconhecimento internacional abre novas oportunidades para a produção estadual (Fotos: Agrodefesa)

A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) reconheceu oficialmente que, a partir de agora, o Brasil é zona livre de febre aftosa sem vacinação. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (29/05), durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia dos Delegados Nacionais, em Paris, na França.

Entre os estados brasileiros que contribuíram decisivamente para essa conquista, Goiás se destaca pela excelência em vigilância sanitária e pela robustez de seu sistema de defesa agropecuária, reforçando sua posição de liderança no setor.

Ao comemorar a conquista, o governador Ronaldo Caiado ressalta o trabalho de parceria entre governo do Estado, entidades do setor e pecuaristas para alcançar o resultado positivo.

“É um momento histórico para Goiás. Já tínhamos o reconhecimento nacional, mas esse reconhecimento internacional agora coloca a produção goiana em outro nível de excelência. É Goiás mais uma vez na linha de frente. Vamos manter o forte trabalho de orientação e fiscalização para manter o status e aprimorar cada vez mais nossa produção”, afirma ele.

De acordo com o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta Ramos, que acompanhou o anúncio do Brasil, a certificação consolida o trabalho técnico e estratégico realizado ao longo dos últimos anos no estado e insere Goiás no seleto grupo de regiões aptas a exportar produtos de origem animal para os mercados mais exigentes do mundo, como Japão e União Europeia.

Anúncio ocorreu nesta quinta-feira (29/05), em Paris, na França (Fotos: Agrodefesa)

“Esse marco reforça nosso compromisso com a sanidade animal e representa um salto de competitividade para toda a cadeia produtiva goiana. É motivo de orgulho para todos que ajudaram a construir essa conquista histórica”.

Uma comitiva goiana, composta por representantes da Agrodefesa e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), está na capital francesa e acompanhou todo o evento.

Esforço contínuo

O diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira, que é um dos participantes da Assembleia, afirma que o novo status é resultado de um esforço técnico contínuo e de uma política pública sólida.

“Goiás demonstrou que é possível proteger o rebanho com vigilância eficiente, sem depender da vacinação. Esse reconhecimento é um divisor de águas. Agora, mais do que nunca, nosso desafio é manter esse padrão de excelência e ampliar as oportunidades comerciais que se abrem a partir de agora”.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo Rezende, também comemorou o anúncio diretamente de Paris.

“A conquista do status de livre de febre aftosa sem vacinação representa um novo patamar para a pecuária goiana. É fruto de um trabalho técnico, integrado e comprometido com a sanidade animal, que fortalece a confiança nos nossos produtos e abre portas para novos mercados internacionais. Goiás mostra, mais uma vez, que está preparado para competir com excelência e responsabilidade no cenário global”.

Trabalho de referência

A gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Denise Toledo, que integra a comitiva goiana, destaca que essa conquista não ocorreu por acaso.

“Goiás já havia sido reconhecido há mais de um ano, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), como estado livre da febre aftosa sem vacinação. Desde a última campanha de imunização, em 2022, mantivemos uma vigilância constante, com equipes capacitadas, estrutura moderna e ações contínuas de monitoramento”, explica.

A coordenadora da Unidade Regional Rio Itiquira, Patrícia Silva, está também em Paris representando os servidores da agência que atuaram no campo, por meio do trabalho de educação sanitária, vigilância e monitoramento, para que Goiás conquistasse o novo status sanitário.

“Trabalhamos lado a lado com os produtores rurais, orientando, escutando e construindo confiança no processo. Isso foi fundamental para a adesão ao novo modelo. As equipes da Agrodefesa atuaram com excelência em cada etapa — da vigilância à comunicação”, informa.

Saiba mais

Agrodefesa reforça controle da brucelose e da tuberculose em Goiás

Agrodefesa reúne cadeia produtiva para discutir situação da gripe aviária em Goiás

Agrodefesa realiza palestras sobre citricultura e uso seguro de agrotóxicos

Dener Rafael

Recent Posts

Para ‘aproveitar’ Bienal, mostra de Monet fica até 6 de setembro no Masp

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 20/08/2025 08:43 Sucesso de público no Masp,…

2 minutos ago

Câmara aprova mensagem presidencial sobre acordo com ONU para realizar COP30 em Belém

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, 19, um projeto de decreto legislativo que aprova…

6 minutos ago

São Paulo reanima temporada de aperto e vê futebol aliviar bastidor político

A classificação do São Paulo às quartas de final da Copa Libertadores mostra que a…

9 minutos ago

EUA deportam Julio César Chávez Jr., o ‘justiceiro’ do cartel de Sinaloa

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 20/08/2025 08:29 Os EUA deportaram o boxeador…

21 minutos ago

Após recorde, produtor planeja safra de grãos sob ‘efeito Trump’

Depois de colherem uma safra histórica de grãos, com um recorde de 345,2 milhões de…

37 minutos ago

Vasco enfrenta Juventude na busca de embalo no Brasileirão após goleada sobre o Santos

Após a goleada histórica aplicada sobre o Santos no Morumbis, o Vasco volta a campo…

39 minutos ago

This website uses cookies.