GOIAS

Goiás deve bater recorde na colheita de grãos em 2025

A safra goiana de cereais, leguminosas e oleaginosas deve bater recorde histórico ao atingir 33,7 milhões de toneladas em 2025. O 4º Levantamento Sistemático de Grãos 24/25, elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e analisado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), aponta número 11,4% superior à safra anterior, o equivalente a 3,4 milhões de toneladas a mais.

A estimativa é de que a safra de milho 2024/25 em Goiás supere muito a produção nacional, com um aumento de 12,7%, somando 12,7 milhões de toneladas, enquanto que a produção nacional deve chegar a apenas 3,3% em relação à safra anterior, totalizando em 119,5 milhões de toneladas. Segundo a Seapa, a expectativa para este ano de 2025 é de aumento da demanda interna por milho nacional e, consequentemente, a redução da oferta do cereal para comercialização no mercado internacional.

Em relação à soja, em Goiás, a safra de 2024/25 deve chegar a 18,7 milhões de toneladas, com um aumento de 11,7% em relação à anterior. Já a safra nacional será de 166,3 milhões de toneladas, com aumento de 12,6% em relação à anterior. A Seapa informa que algumas medidas foram adotadas na produção goiana para incrementar o mercado, com alguns ajustes nos quadros de oferta e demanda de farelo de soja e óleo de soja da safra 2023/24. Estes ajustes foram motivados por um aumento de estimativa de exportação de óleo de soja, que se estende para 2025.

“Goiás é o quarto maior produtor nacional de grãos, com participação de 10,5% dos produtos agrícolas do país. Essa posição é reflexo dos investimentos dos agricultores em tecnologia e também do Governo de Goiás na melhoria produtiva do estado, por exemplo, no âmbito logístico, além do acompanhamento produtivo, fatores esses que têm influenciado positivamente na economia goiana”, destaca o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende.

Prognóstico de safra

Paralelamente ao 4º Levantamento Sistêmico de Grãos da Conab, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também traçou os prováveis resultados das safras deste ano. O Terceiro Prognóstico da safra 2025 aponta que a alta na produção goiana pode ser atribuída, principalmente, ao aumento na produção de soja (18,4%) e cana-de-açúcar (14,5%).

Também foi divulgado pelo IBGE, por meio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), que o milho, a soja e a sorgo, os três principais produtos do estado, somados, representam 97,6% da estimativa da produção e respondem por 96,3% da área a ser colhida. Enquanto isso, é estimado que a área plantada de cana-de-açúcar em Goiás será de 1,02 milhão de hectares, valor 1,2% maior do que a da safra 2023 (1,0 milhão de hectares).

Dener Rafael

Recent Posts

Tênis certo para corrida e caminhada: como escolher o ideal

Na corrida ou na caminhada, manter o corpo em movimento nunca foi tão acessível. Mas…

24 minutos ago

Publicada promoção de mais 229 policiais penais – Portal Goiás

Policiais ligados à Diretoria-Geral de Polícia Penal cumpriram requisitos de antiguidade e merecimento e tiveram…

30 minutos ago

Nos EUA, Novo Nordisk obtém aval da FDA para tratar doença hepática com Wegovy

A Novo Nordisk recebeu aprovação para uma nova indicação de seu medicamento para perda de…

33 minutos ago

Investidores sociais e especialistas discutem filantropia negra em evento no Rio

O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), que atua no fortalecimento da filantropia no…

46 minutos ago

Torcedor do Liverpool acusado de racismo contra Semenyo é impedido de ir a estádios ingleses

O futebol inglês quer dar exemplo ao planeta no combate ao racismo, com tolerância zero…

49 minutos ago

Saladas mornas e ricas em proteínas: 5 opções para o almoço

Nem sempre é necessário investir longas horas para garantir uma refeição nutritiva e saborosa. Muitas…

1 hora ago

This website uses cookies.