Goiás aplica mais de 40 mil doses no Dia D contra a gripe

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), mobilizou 213 municípios para a realização do Dia D da vacinação contra a Influenza, realizado no último sábado, 10, com mais de 40 mil doses da vacina aplicadas, segundo balanço parcial. Os dados estão sujeitos a alteração, após inserção das informações dos municípios no sistema.

Cerca de 20 municípios ainda realizarão suas mobilizações nas próximas semanas, com estratégias que facilitem o acesso da população à vacinação. Com o montante obtido no Dia D, a campanha elevou para 534.402 o total de doses aplicadas desde o início da vacinação contra a gripe deste ano, no dia 1º de abril.

Até o momento, Goiás distribuiu para os municípios 1.499.400 doses de vacinas e registra 19,57% de cobertura vacinal para os grupos prioritários. No país, a cobertura chega a 22,28%.

Dia D

Durante o lançamento do Dia D, em Goiânia, a aposentada Antônia Borges foi vacinada no palco, ao lado das autoridades. A dona de casa Lindinez da Silva também vacinou a pequena Marisol Eugênio Vieira da Mota, de 9 meses. “Ela chorou, mas é importante proteger os filhos da gente”, destacou a mãe.

O secretário da Saúde de Goiás, Rasivel Santos, reforça que a vacina é uma ferramenta importante para evitar agravamentos, internações e mortes.

“As vacinas são seguras e salvam vidas. As pessoas imunizadas agravam menos e deixam de ocupar leitos que poderiam ser utilizados para outras doenças. O governador Ronaldo Caiado está empenhado em aumentar as coberturas vacinais em Goiás, esse é o nosso compromisso”, destacou o secretário.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) é uma condição que abrange casos de síndrome gripal que causam comprometimento da função respiratória e que tem como causa diferentes vírus respiratórios, como influenza (causador da gripe), covid-19, rinovírus (causador do resfriado), vírus sincicial respiratório (VSR, causador da bronquiolite), entre outros.

Grupos prioritários

É importante que a população mantenha cuidados e esteja com a vacinação atualizada para evitar internações. A vacinação contra a influenza, nesse primeiro momento, está voltada apenas para os grupos prioritários, como crianças menores de seis anos, idosos e gestantes.

E ainda para outros grupos como puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação e dos Correios, pessoas com doenças crônicas, com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Brasil vai enfrentar o Chile no Maracanã pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo

A seleção brasileira vai enfrentar o Chile, dia 4 de setembro, às 21h45, pelas Eliminatórias…

39 minutos ago

Diarista é indiciada após postar foto em rede social com vestido furtado da patroa em MG

Uma diarista de 46 anos foi indiciada por furto, em Uberlândia, Minas Gerais, após se…

51 minutos ago

Evento de boxe em Brasília reúne Robson Conceição e Hebert Conceição em 2 de agosto

Dois boxeadores brasileiros campeões olímpicos vão lutar em um mesmo evento, dia 2 de agosto,…

54 minutos ago

campanha do governo representa ‘virada’ nas redes; críticas atingem Motta

A campanha encabeçada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o…

55 minutos ago

Maria Bethânia anuncia shows extras; veja datas e saiba como comprar

Maria Bethânia anunciou datas extras para a turnê comemorativa de 60 anos de carreira, após…

56 minutos ago

‘Gosto de jogar contra os melhores’

Vincent Kompany já ganhou do Paris Saint-Germain no comando do Bayern de Munique e espera…

1 hora ago

This website uses cookies.