Goiás alerta para focos domésticos da dengue – Portal Goiás


Na seca, os criadouros predominam em ambientes domésticos, como vasos sanitários inutilizados, vasilhas de água de animais, calhas entupidas e piscinas (Foto: Iron Braz)

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES), alerta a população para redobrar os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti durante o período de estiagem. Com a ausência de chuvas, os focos de proliferação do vetor passam a se concentrar principalmente dentro das casas, em reservatórios e objetos que acumulam água.

Durante o período chuvoso, o foco das ações de prevenção costuma estar em lotes baldios, quintais e no descarte irregular de lixo. Já na seca, os criadouros predominam em ambientes domésticos, como vasos sanitários inutilizados, vasilhas de água de animais, calhas entupidas, caixas-d’água destampadas, piscinas e recipientes esquecidos em áreas externas.

Um dos maiores riscos está na resistência dos ovos do mosquito, que podem sobreviver por até 365 dias sem contato com a água, aguardando apenas o primeiro sinal de chuva para eclodirem. Por isso, manter a limpeza e a vedação de reservatórios é fundamental durante todo o ano.

A SES orienta que a população retire do quintal objetos que possam acumular água, como latas, garrafas, pneus, brinquedos e potes. Também é essencial preencher os pratos de vasos de plantas com areia até a borda, manter as calhas limpas e as caixas-d’água sempre tampadas. O objetivo é eliminar os possíveis criadouros e interromper o ciclo de reprodução do Aedes aegypti.

Atualmente, Goiás registra 111.682 casos notificados e 63.866 casos confirmados de dengue, uma redução de 71% em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação aos óbitos, 45 foram confirmados e 66 seguem em investigação.

Vacinação

A vacinação contra a dengue está disponível no estado para a faixa etária de 6 a 16 anos. Até o momento, foram aplicadas 502.157 doses, sendo 356.830 de 1ª dose e 145.327 de 2ª dose. No entanto, 140 mil crianças e adolescentes (45,95%) ainda não retornaram para tomar a segunda dose e estão com o esquema vacinal incompleto.

Além disso, em abril do ano passado, o Estado ampliou temporariamente a vacinação para a faixa de 4 a 59 anos, em virtude da proximidade do vencimento de um lote de vacinas, com validade até 30 de abril. Ao todo, foram aplicadas 554.630 doses nesse público, sendo 389.812 de 1ª dose e 164.818 de 2ª dose. No entanto, 172.620 pessoas (51,15%) ainda não retornaram para completar o esquema vacinal.

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Edinho afirma que Centrão ‘terá que fazer escolhas’

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, defendeu neste sábado, 23, a formação de um…

9 minutos ago

Fortaleza busca fôlego no Brasileirão ao receber o confiante Mirassol

Fortaleza e Mirassol se enfrentam neste domingo, às 18h30, na Arena Castelão, em confronto válido…

25 minutos ago

Avião volta após homem tentar invadir cabine

Por Redação O Estado de S. Paulo - 24/08/2025 07:15 Um avião da EasyJet que…

33 minutos ago

Governo dos EUA quer enviar salvadorenho para Uganda

Por Redação O Estado de S. Paulo - 24/08/2025 07:10 Os Estados Unidos querem deportar…

45 minutos ago

Corinthians tenta bater Vasco para não ver o rebaixamento de perto

A sensação de que as coisas iriam melhorar após eliminar o rival Palmeiras na Copa…

46 minutos ago

6 orações para o Dia de São Bartolomeu

Em 24 de agosto é celebrado o Dia de São Bartolomeu. Também chamado de Natanael…

53 minutos ago

This website uses cookies.